Em 2022, dois nomes ficaram marcados no futebol brasileiro: Dorival Júnior e Abel Ferreira. O primeiro fez história no Flamengo ao ser campeão das Copas do Brasil e da Libertadores, enquanto o segundo levantou o título do Paulistão e do Brasileirão com o Palmeiras. E não é à toa que a dupla representou a classe dos treinadores que atuam no futebol tupiniquim ao ficarem na lista dos 10 melhores técnicos do mundo no ano passado, sendo que a posição do português ‘chama a atenção’.

De acordo com o ranking da Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS), Dorival foi o oitavo melhor técnico do mundo em 2022, enquanto Abel aparece uma posição abaixo. A dupla aparece à frente de Hugo Ibarra, que treinou o Boca Juniors. Quem foi eleito o nome do último ano foi Carlo Ancelotti, que venceu a Champions League com o Real Madrid, da Espanha. Pep Guardiola, campeão inglês com o Manchester City, ficou em segundo lugar.

Quem completa o top-3 de forma surpreendente é Walid Regragui, que treinou o Wydad Casablanca, mas acabou ficando marcado pela campanha histórica da Seleção Marroquina, chegando à semifinal da Copa do Mundo do Catar. Jurgen Klopp, do Liverpool, da Inglaterra, e José Mourinho, da Roma, da Itália, fecham as cinco primeiras posições da lista da IFFHS. À frente de Dorival Júnior e Abel Ferreira aparecem dois nomes:

Oliver Glasner, técnico do Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e Unai Emery, que comandou o Villarreal, da Espanha, e o Aston Villa, da Inglaterra, também estão entre os 10 melhores treinadores em clubes da IFFHS. Em relação aos treinadores de seleção, Tite ficou em 9º lugar do ranking, já que levou o Brasil às quartas de final do Mundial. Lionel Scaloni ficou em primeiro lugar da lista por ter conquistado a Copa do Mundo com a Argentina depois de 36 anos.