Já classificado para o mata-mata do Campeonato Paulista, o São Paulo vê o jogo final da primeira fase como uma decisão. Isso porque, o Tricolor Paulista precisa vencer o Botafogo-SP, fora de casa, para garantir a liderança do seu grupo e, de quebra, fechar a primeira parte da competição com a terceira melhor campanha, que já daria ao time a vantagem de jogar uma eventual semifinal em casa.

O cenário às vésperas da partida, no entanto, não é dos melhores. Isso porque, assim como o São Paulo, o Botafogo-SP também promete dar a vida no Estádio Santa Cruz. A equipe de Ribeirão Preto precisa bater o adversário para garantir sua vaga nas quartas de final da competição. Um empate somado a uma vitória do Santos significará a eliminação ao time.

Não bastasse a situação do Botafogo-SP na tabela, o São Paulo tem um histórico recente desfavorável jogando em Ribeirão Preto. Nos últimos três jogos que fez contra o adversário atuando como visitante, o Tricolor não venceu nenhum: foram duas derrotas e um empate. Qualquer um desses resultados somados a vitórias de Corinthians e Água Santa podem não só tirar a terceira melhor campanha do time do Morumbi, como também fazer os comandados de Rogério Ceni perderem a liderança do grupo.

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net – Rogério Ceni

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net – Rogério Ceni

Em 2015, o São Paulo foi superado pelo Botafogo-SP por 2 a 0. Já em 2020, o placar foi desfavorável em 1 a 0 para o Tricolor Paulista. O único empate recente se deu no intervalo entre as duas derrotas, em 2017, por 1 a 1.

Por fim, o histórico geral dos jogos entre as equipes no Estádio Santa Cruz aponta para um empate. Dos 52 duelos disputados em Ribeirão Preto, 20 deles terminaram empatados. Por outro lado, cada equipe conseguiu um total de 16 vitórias.