O Brasileirão 2021 marcou mais um capítulo na história do futebol nacional. Isso porque o Atlético-MG foi bicampeão após 50 anos da primeira conquista, além do fato que o Fortaleza, o Red Bull Bragantino e o América-MG se classificaram pela primeira vez em suas histórias para a Copa Libertadores. E como o que ganha partidas é bola na rede, confira os 5 jogadores com mais participações em gols no último Campeonato Brasileiro.
Em 5º lugar temos Gilberto, que, apesar do rebaixamento do Bahia para a Série B, foi o principal destaque da equipe no Brasileirão ao participar ativamente de 17 gols. No total, foram 15 tentos anotados e duas assistências concedidas, fazendo parte de aproximadamente 40% das bolas na rede do Esquadrão no campeonato. Entretanto, o bom desempenho do centroavante não foi suficiente para o Tricolor permanecer na elite do futebol nacional.
O 4º colocado é Edenilson, que esteve envolvido em 18 dos 44 gols do Internacional no Campeonato Brasileiro, ou seja, cerca de 41% dos gols da equipe. Ao todo, o meia balançou as redes em 11 oportunidades e foi o garçom sete vezes. Apesar dos números do ‘Super Ed’, o Colorado não teve muito destaque na Série A 2021, já que terminou sua campanha na 12ª colocação, garantindo vaga apenas para a Copa Sul-Americana.
Quem ocupa a 3ª posição é Michael, que brilhou com a camisa do Flamengo em 2021 e participou de 18 dos 69 gols da equipe na campanha do vice-campeonato brasileiro. Ao todo, o atacante participou de 26% dos tentos no Brasileirão, indo às redes 14 vezes, e concedendo quatro assistências. Após ter sua melhor temporada pelo Rubro-Negro, ‘Micha’ acabou deixando a Gávea para se juntar Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Na 2ª posição do ranking com mais participações em gols no Campeonato Brasileiro 2021 está Artur, que esteve presente em 20 dos 55 gols do Red Bull Bragantino, ou seja, 36% dos tentos anotados na competição. No total, foram 12 bolas na rede e oito passes para gol. O atacante foi o principal destaque do Massa Bruta, levando a equipe para a classificação inédita à Copa Libertadores, conquistando vaga direta na fase de grupos.
Foto: (Diogo Reis/AGIF) – Artur brilhou no Campeonato Brasileiro 2021, levando o Red Bull Bragantino à classificação inédita para a Libertadores
Por fim, o especialista em bola na rede não poderia ser outro: Hulk, que participou ativamente de 26 dos 67 gols do Atlético-MG no Brasileirão 2021, ou seja, 38% de todos os tentos marcados pela equipe no campeonato. No total, o artilheiro foi às redes 19 vezes e concedeu sete assistências. O atacante foi o principal nome da conquista do Galo, marcando gols importantes para quebrar o jejum de cinco décadas sem levantar a taça.
Matéria produzida por: Matheus Cristianini