Campeonato Baiano

Escalação montada: Ceni enfrenta primeiro clássico Ba-Vi, “Jogo dificílimo pra gente”

Antes de mandar força máxima para o Ba-Vi, Rogério Ceni comandou um último coletivo na Cidade Tricolor

Escalação montada: Ceni enfrenta primeiro clássico Ba-Vi, “Jogo dificílimo pra gente”. Alessandra Torres/AGIF
© Alessandra Torres/AGIFEscalação montada: Ceni enfrenta primeiro clássico Ba-Vi, “Jogo dificílimo pra gente”. Alessandra Torres/AGIF

Primeiro clássico do ano

O Bahia está pronto para o primeiro Ba-Vi de 2024. A preparação para o clássico foi encerrada na manhã deste sábado, com todo o elenco da temporada à disposição de Rogério Ceni. O único jogador que frequenta o departamento médico é Nicolás Acevedo, em meio a tratamento após lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito ainda no ano passado.

Antes de mandar força máxima para o Ba-Vi, Rogério Ceni comandou um último coletivo na Cidade Tricolor. O trabalho de ajustes táticos foi seguido por cobranças de falta e uma atividade em espaço reduzido para quem não exercitou as bolas paradas. No fim, os atletas reforçaram as finalizações.

O Ba-Vi #494 vai ser disputado às 16h deste domingo (18), no Barradão, com torcida única do Vitória. Todos os ingressos para a partida já foram vendidos. O encontro é válido pela sétima rodada do Campeonato Baiano, competição que tem o Bahia na liderança, com 13 pontos conquistados.

PUBLICIDADE

Léo Condé e Rogério Ceni nunca se enfrentaram à beira do campo. Léo tem a vantagem de já saber viver um Ba-Vi, uma vez que já treinava o Rubro-Negro no 1 a 1 de 2023, válido pela Copa do Nordeste.

Tricolor lidera

Neste domingo, o confronto envolve a parte de cima da tabela de classificação do Baiano, uma vez que o Bahia lidera com 13 pontos, enquanto o Vitória aparece em quarto, com 10. O Tricolor vem de triunfo por 3 a 0 sobre o América-RN, pela Copa do Nordeste, enquanto o Leão vem de derrota por 2 a 0 para o Juazeirense, em partida que poupou os seus principais jogadores.

PUBLICIDADE

Além da situação na tabela do Campeonato Baiano, o confronto deste domingo também vale como o primeiro grande teste dos times de olho na Série A 2024. “É o primeiro time da Série A que enfrentamos. Fora de casa, tem a questão do clássico, torcida única. Jogo dificílimo para a gente. Eles pouparam praticamente o time todo agora. E o Campeonato Baiano, pode acontecer, se a gente não vencer, da gente ficar embolado com os outros. Também precisamos do resultado, da manutenção da liderança. Vai ser um grande jogo. O Vitória tem grandes jogadores”, disse Rogério Ceni.

O Bahia de Rogério Ceni, com o ganho técnico de 2024, passou a priorizar o seu meio-campo. Com jogadores com característica ofensiva do meio para a frente, a equipe aposta em ter a posse de bola para controlar as ações do jogo e, consequentemente, sofrer menos. O treinador também abriu mão de um centroavante de ofício para ter um ataque mais móvel e de melhor recomposição.

Ler mais: Briga pela titularidade: Arias estreia bem no Bahia e deixa recado para Gilberto

A produção ofensiva do Bahia se concentra mais pelo lado direito, uma vez que os seus principais jogadores atuam por aquele setor. Everton Ribeiro e Gilberto contam com a ajuda de Cauly e Jean Lucas na produção ofensiva do time, que ainda busca mais equilíbrio com o seu lado esquerdo, como já pontuou Rogério Ceni.

PUBLICIDADE

Mantendo a fórmula

No último jogo contra o América-RN, Ceni explicou um pouco da forma que a equipe joga e como pensa na hora de montar os times. “Eu acho que, hoje, jogamos de duas maneiras distintas. Na construção a três, ora com os laterais atacando, ora com um lateral atacando e outro cobrindo. Acho que deu mais sustentação, a gente se sentiu mais seguro. Eu vou muito de acordo com as características dos jogadores que começarão jogando. Mas a gente pode fazer outra maneira de jogar, construir”, disse.

O ponto fraco do time até agora tem sido a transição defensiva. A fragilidade ficou bem exposta durante a derrota para o River-PI, que marcou um gol em jogada de contra-ataque e teve chances para balançar as redes mais vezes a partir da mesma ideia. Como Rogério Ceni já admitiu, da forma que foi montada a equipe, se ela não tiver a posse de bola, “vai sofrer”.

Levando em consideração o time titular do Bahia nos principais jogos do ano até então, a expectativa é de força máxima em campo – até porque, todo o elenco está disponível. A principal dúvida está no gol. Adriel vem sendo titular no Baianão, enquanto Marcos Felipe está atuando na Copa do Nordeste. A tendência é de continuidade no revezamento.

PUBLICIDADE

O modelo de jogo sem centroavante deve ser mantido, após ter funcionado contra o Sport, e novamente testado diante do América. Um provável Bahia tem: Adriel (Marcos Felipe); Gilberto, Kanu, David Duarte e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro; Cauly, Thaciano e Biel.

O que dizem os torcedores

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Rogério Ceni ganha reforço vindo do DM e muda Bahia
Times

Rogério Ceni ganha reforço vindo do DM e muda Bahia

Adversário do Bahia, Athletico perde zagueiro para confronto entre os times
Times

Adversário do Bahia, Athletico perde zagueiro para confronto entre os times

Bahia pretende oferecer valor 'astronômico' para fechar contratação de Everson
Mercado da Bola

Bahia pretende oferecer valor 'astronômico' para fechar contratação de Everson

Rogério Ceni surpreende e explica motivo de mudança no gol do Bahia
Times

Rogério Ceni surpreende e explica motivo de mudança no gol do Bahia

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Conteúdo Comercial Aplicam-se os Termos e Condições

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo