Uma ótima visita
O Sport está vivendo um ano notavelmente incomum em termos de desempenho da equipe quando joga fora de casa. Nos primeiros 14 jogos como visitante, o clube conquistou impressionantes 78,5% dos pontos, marcando a melhor largada do clube em 15 anos. Além disso, o Sport tem um desempenho melhor como visitante do que como mandante nesta temporada.
Em 14 partidas longe da Arena de Pernambuco, que tem sido a casa do Sport durante a reforma da Ilha do Retiro, o clube conquistou dez vitórias, empatou uma vez e sofreu três derrotas (contra Bahia, Náutico e Atlético-MG).
Este desempenho só é superado pela equipe de 2009, ano em que o clube participou da Libertadores pela última vez. Naquela temporada, com 14 jogos como visitante, o Sport obteve um aproveitamento de 80,1% e ainda estava invicto, com 11 vitórias e três empates.
Atualmente, as duas últimas vitórias fora de casa trouxeram relevância para o início da campanha na Série B, impulsionando a melhor campanha da equipe na competição desde 2006.
A fórmula ‘Soso’
Vale ressaltar que, com as vitórias contra Amazonas e Coritiba, o Sport já igualou o número de vitórias conquistadas fora de casa em toda a Série B de 2022. Além disso, já somou metade das vitórias conquistadas nos 19 jogos que realizou como visitante no ano passado.
Mariano Soso é o diferencial desse ‘novo’ Sport Club do Recife. Soso é um construtor de jogo. Ele sabe o que quer e é coerente com o que pede. A equipe joga da mesma forma dentro e fora de casa, ou pelo menos tenta ser da mesma forma.
De forma semelhante, Cabral Neto, comentarista da TV Globo, observou que o fato de o Sport ter jogadores de boa qualidade técnica na equipe titular também foi um diferencial na maioria dos jogos até agora. “E essa ‘vantagem’ faz a diferença em alguns jogos, mas não em todos e é aí que entra o maior diferencial do time atual: a forma como Mariano Soso pensa futebol”, disse o comentarista.
Com todas essas qualidades acumuladas, o Sport conseguiu algo incomum: a equipe tem um aproveitamento como visitante superior (78%) ao de mandante (69%, com oito vitórias, cinco empates e uma derrota), um atributo que mantém a equipe viva nas principais disputas nacionais.
O que dizem os torcedores
Eu me arrepiei muito assistindo esses bastidores, PQP! Eu não quero me iludir, MEUUUU DEUUUUSSS 😭😭😭
Se o Sport não segurar Mariano Soso, eu estarei me encaminhando para o sapotizeiro da ilha e alguém vai ter que dar uma notícia muito chata para minha família