Colocados de ‘escanteio’
O início da temporada do Bahia foi caracterizado por uma série de alterações na escalação, proporcionando oportunidades para todos os membros do elenco. No entanto, com o término do Campeonato Baiano e da fase de grupos da Copa do Nordeste, o cenário mudou. Agora, enfrentando adversários mais qualificados, o técnico Rogério Ceni tem feito menos rotações no time.
Rafael Ratão é um exemplo claro de como alguns jogadores perderam espaço no time. Mas ele não está sozinho nessa situação. David Duarte, Gilberto e Yago Felipe também viram seus minutos em campo serem reduzidos. Nenhum deles jogou nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
Existem ainda jogadores que nunca foram parte da rotação regular, mas que receberam algumas oportunidades no início do ano. Entre eles estão Danilo Fernandes, Caio Roque, Marcos Victor e o trio de meio-campistas da base: Sidney, Jota e Roger.
Outro fator que ilustra a perda de espaço de alguns jogadores é a rápida ascensão de Marco De Pena. O reforço recém-chegado já ganhou minutos em campo, enquanto Yago Felipe tem assistido aos jogos do banco de reservas. De Pena participou dos três jogos disputados pelo Bahia na Primeira Divisão.
Ainda tem chance nesse semestre
Para aqueles que estão sem espaço no Bahia, há uma luz no fim do túnel. Uma sequência de três jogos em nove dias pode forçar Rogério Ceni a aumentar a rotação na equipe titular. O Tricolor tem uma semana livre, mas enfrentará Grêmio, Criciúma e Botafogo com pouco tempo de descanso a partir deste sábado.
Os próximos jogos do Bahia são: Bahia x Grêmio no sábado, 27/04, às 21h pelo Campeonato Brasileiro; Bahia x Criciúma na terça-feira, 30/04, às 19h pela Copa do Brasil (jogo de ida); e Botafogo x Bahia no domingo, 05/04, às 18h30 pelo Campeonato Brasileiro.
O fato de um dos jogos ser válido pela Copa do Brasil pode fazer com que Rogério Ceni dê mais atenção a essa partida. O treinador poupou os titulares nos jogos que antecederam as duas primeiras fases do mata-mata para ter força máxima contra Moto Club e Caxias.
As estratégias de Rogério Ceni serão reveladas a partir das 21h deste sábado, quando o Bahia recebe o Grêmio na Arena Fonte Nova. Este será um momento crucial para o time e para os jogadores que buscam mais tempo em campo.
O que dizem os torcedores
Fortalecido não, por favor. O Bahia jogou 10 minutos excelentes de 5 clássicos. Até o gol de Biel o Bahia era apático de uma forma inexplicável, não estava jogando um clássico. Rogério não tem nada pra comemorar aqui, as mudanças que ele fez só foram feitas por causa do 2x0.