A surpresa de Renato Portaluppi

No último Gre-Nal, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, surpreendeu a todos com a escalação de Rodrigo Ely ao lado de Kannemann na defesa. Essa decisão foi uma das muitas surpresas que Portaluppi apresentou na formação do time.

Após o jogo, Portaluppi explicou sua escolha, mencionando que Geromel, um dos principais zagueiros do time, ainda não está em sua melhor forma física devido a uma cirurgia realizada no ano passado.

Nesta temporada, o Grêmio adotou um planejamento diferente para Geromel. Aos 38 anos, o zagueiro tem jogado apenas nas partidas em casa, na Arena, para evitar o desgaste das viagens.

Mesmo com o clássico sendo em Porto Alegre, Portaluppi acreditou que Ely estava em melhores condições para enfrentar o rival.

Condição física comprometida

Portaluppi explicou que Geromel está se recuperando de uma cirurgia delicada e que, apesar de seguir todas as orientações da equipe técnica, ainda não está 100% recuperado. Geromel disputou cinco partidas neste ano.

Em 2023, durante a pré-temporada, sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo e precisou passar por uma artroscopia. A previsão de retorno era em abril, mas ele só estreou na temporada passada em agosto, tendo disputado apenas sete jogos.

Durante a recuperação, Geromel também teve desconfortos musculares, o que dificultou a manutenção de uma sequência de jogos. Isso levou a diretoria a renovar o contrato do zagueiro apenas até o meio do ano.

Ler mais: Após falha em Gre-Nal, futuro de Marchesín fica em aberto no Grêmio

A condição física de Geromel é o principal motivo para Rodrigo Ely ganhar espaço e subir na hierarquia da posição. Atualmente, a principal dupla de zaga do Grêmio é formada por Ely e Kannemann.

Mais surpresas no Grêmio

Após o Gre-Nal, o Grêmio agora se prepara para a decisão da Recopa Gaúcha, na quarta-feira, contra o São Luiz, em Ijuí. No estadual, o Tricolor enfrentará o Guarany de Bagé no próximo sábado, às 16h30, na Arena.

O Grêmio contará com Diego Costa na última rodada da primeira fase do Gauchão. O técnico Renato Portaluppi confirmou a estreia do atacante para o jogo contra o Guarany de Bagé.

Costa, que foi o principal mistério para o Gre-Nal de domingo, não foi relacionado para o jogo por ainda não estar nas condições ideais para atuar.

Costa também ficará de fora da partida contra o São Luiz, na próxima quarta-feira, na Recopa Gaúcha, e fará sua estreia no fim de semana seguinte.

O atacante foi contratado para ser a referência do ataque do Grêmio e foi apresentado no dia 15 de fevereiro. Ele pediu “algumas semanas” para se preparar para a estreia, já que estava sem clube e treinava por conta própria. Desde a chegada ao Tricolor, serão três semanas completas até o duelo com o Guarany.

O que dizem os torcedores