Quarteto invicto e polêmica
A segunda rodada da Série B do Brasileirão chegou ao fim nesta segunda-feira (29) com quatro equipes mantendo 100%, três equipes que seguem sem pontuar na competição e polêmica envolvendo a arbitragem.
Abrindo a rodada o Operário-PR venceu o Ituano, por 2 a 0, no Novelli Júnior, coom tentos de Ronald e Ronaldo. E mesmo sendo o visitante dominou boa parte da partida e foi uma das equipes que chegou a segunda vitória consecutiva.
Pelo mesmo placar o Sport superou o Vila Nova, na Arena Pernambuco, com gols de Rafael Thyere (contra) e Gustavo Coutinho. O Santos também anotou dois gols contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, com tentos de JP Chermont e Julio Furch. Resultado fez o Peixe assumir a liderança com seis pontos e um saldo de quatro gols.
No duelo alviverde entre Chapecoense e Guarani, o gol de Bruno Leonardo foi o suficiente para o triunfo catarinense, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP). Mas a partida acabou ficando marcada por lances polêmicos envolvendo a arbitragem.
O Bugre chegou a balançar as redes, mas arbitro marcou impedimento. A CBF divulgou o vídeo da análise feita pelo VAR no lance do gol anulado que indicou impedimento de Caio Dantas e a interferência do atacante do Guarani na jogada. Além deste lance, o VAR também entrou em ação ao recomendar revisão de uma cotovelada de JP, da Chape, em Jefferson, do Bugre, que acabou culminando a expulsão do lateral do time catarinense.
Todas as equipes que mantiveram uma campanha perfeita até o momento jogaram na sexta-feira (26), sendo elas: Santos, Sport, Chapecoense e Operário-PR. Já no sábado (27), apenas o América-MG conseguiu sair vencedor ou superar o Novorizontino por 2 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, com gols de Jacaré e Alê. CRB e Amazonas não movimentaram o placar no Rei Pelé, em Maceió, e Paysandu e Botafogo-SP empataram em 1 a 1 no Mangueirão, em Belém. Esli Garcia abriu o marcador para os paraenses, mas Jonas Toró igualou para os paulistas.
No domingo (28), o Coritiba venceu o Brusque por 1 a 0, com Guilherme Brandão balançando as redes aos 39 minutos do segundo tempo, no Couto Pereira, em Curitiba. Já o Goiás bateu a Ponte Preta por 3 a 0, com Marcos, Edson Felipe e Breno sendo os heróis do Esmeraldino, no Hailé Pinheiro.
Já o duelo que fechou a rodada aconteceu nesta segunda-feira (29) e terminou com vitória do Mirassol por 3 a 2 diante do Ceará, no Campos Maia. Fernandinho, Gabriel e Danielzinho balançaram as redes para os donos da casa. Janderson e Lourenço marcaram para o Vozão.
Como fica a classificação
Santos, Sport, Chapecoense e Operário compõe o G4, todos com seis pontos, sendo o Peixe o líder com um saldo de quatro gols contra três dos demais. Goiás, América-MG e Coritiba assumem a quinta, sexta e sétima colocação respectivamente todos com quatro pontos. Já Brusque, Vila Nova, Mirassol, Novorizontinho somam três pontos e então entre a oitava e a 11ª colocação. Com dois empates o Botafogo-SP é o 12º, Ceará (13º), Amazonas (14º), CRB (15º), Paysandu (16º) e Ponte (17º) tem um ponto cada. Já Avaí (18), Guarani (19º) e Ituano (20º) não conseguiram pontuar.