Tudo definido
Os torcedores do Sport estão cansados de ouvir a velha história sobre a disputa com o Flamengo sobre o título nacional de 87. Contudo, nesta sexta (17), a situação finalmente chegou ao fim.
O STF formou maioria negar o provimento do recurso do Rubro-Negro Carioca, que deseja ser considerado, junto com o time pernambucano, o título do ano abordado acima. Dias Toffoli, relator do processo, manteve decisão parecida à que ele já havia proferido em 2023, quando negou um recurso sobre o mesmo assunto.
O julgamento vai até às 23h59 desta sexta (17). Até lá, os ministros podem pedir vista do processo, ou seja, mais tempo para análise de situação, ou quem sabe mudar o teor dos votos. Outros ministros que também discordam do time da Gávea foram Edson Fachin e André Mendonça.
Decisão das instâncias superiores
Já Gilmar Mendes e Nunes Marques ainda não depositaram os votos sobre o processo. O ministério afirma que, para que o time atualmente comandado por Tite pudesse ser considerado campeão 1987, teriam que ser analisadas novas provas e evidências, o que é proibido no âmbito do recurso.
Veja também
Soso lamenta derrota do Sport e foca em volta por cima: "Retornar às vitórias"
Todavia, é preciso lembrar que o caso tem origem na ação do Sport, de 1988, contra a CBF e a União pelo reconhecimento da validade do regulamento inicial do Campeonato Brasileiro de 1987. O juízo da 10ª Vara Federal de Pernambuco aceitou o pedido e o trânsito em julgado ocorreu em 1999.
O Flamengo o reconhecimento do título de 1987 – ao lado do Leão- há muito tempo. Contudo, o time nordestino quer permanecer como único campeão daquele ano, como estabeleceu uma decisão da Justiça em 1994.
No entanto, o caso foi parar novamente nos tribunais porque a CBF publicou uma resolução em 2011 que também reconhecia também o Flamengo como campeão.