Nesta quarta (2), antes mesmo de entrar em campo, o Palmeiras se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro pela 11ª vez em sua história, já que o Internacional perdeu para o América-MG, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada. Como o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil sobre o Corinthians no dia 19 de outubro, a CBF ‘não perdeu tempo’ e marcou a data da Supercopa do Brasil entre Rubro-Negro e Verdão.

De acordo com o UOL Esporte, a entidade definiu que a decisão entre Flamengo e Palmeiras será disputada no dia 28 de janeiro, um sábado, cujo local que sediará a partida ainda não foi escolhido. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que as equipes vão disputar o título da Supercopa do Brasil, pois Rubro-Negro e Verdão fizeram protagonizaram a final de 2021, disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, no dia 11 de abril.

Na ocasião, Raphael Veiga marcou dois gols para o Palmeiras, mas viu o Flamengo empatar o jogo no tempo regulamentar com gols de Gabigol e Arrascaeta. Com isso, o título foi decidido nos pênaltis, sendo que a estrela de Diego Alves brilhou no Rubro-Negro, já que o goleiro defendeu quatro cobranças do Verdão, virando o herói do bicampeonato. Nesta temporada, os cariocas perderam a decisão para o Atlético-MG, também nos pênaltis.

Para 2023, o Palmeiras espera manter a ‘receita de sucesso’ na Supercopa do Brasil, já que a equipe de Abel Ferreira tem o melhor ataque e a melhor defesa deste Brasileirão, com 59 e 22 gols, respectivamente. O Flamengo, por sua vez, deposita suas fichas no elenco recheado de estrelas, comandado por Dorival Júnior, para erguer o título da decisão pela terceira vez em quatro edições do torneio, que reúne os campeões nacionais da última temporada.