De contrato renovado com o Fluminense, Samuel Xavier vive no time carioca uma das suas melhores fases na carreira. Titular absoluto com Fernando Diniz, o jogador vem se consolidando como um dos grandes nomes no setor dentro do futebol brasileiro e, desde 2021, tem conquistado o coração da torcida com boas atuações e assistências para os companheiros.

Contudo, segundo ele mesmo, as coisas poderiam ser bem diferentes. Em entrevista ao portal Lance!, Samuel Xavier revelou que, se não fosse Fernando Diniz, ele poderia sequer ser lateral-direito. Isso porque, antes da chegada do treinador ao Paulista-SP, ele vinha atuando como meio-campista.

“Foi uma fase bem decisiva na minha vida, até porque eu joguei na base do Paulista de Jundiaí e fiz toda a base jogando como terceiro homem de meio-campo. Lembro que nessa transição de base para profissional eu tive uma oportunidade de jogar na lateral direita num campeonato sub-20 e eu lembro que foi um jogo muito bom que eu fiz. Na época o treinador até me elogiou, perguntou se tinha sido a primeira vez, e eu falei que em jogo, sim. Já tinha treinado, mas é diferente”, começou contando o lateral, que depois completou:

Thiago Ribeiro/AGIF – Samuel Xavier, lateral-direito do Fluminense

Thiago Ribeiro/AGIF – Samuel Xavier, lateral-direito do Fluminense

“Nessa transição eu comecei a jogar no profissional de lateral-direito, mas sempre voltava a jogar como terceiro homem no meio-campo. Quando o Diniz chegou no Paulista, ele me fixou de lateral e de lá para cá me tornei lateral de ofício. Ele tem essa grande participação de ter me efetivado mesmo como lateral”, afirmou o jogador. Além de falar sobre a relação com o treinador, Samuel Xavier revelou que mesmo aos 32 anos, ainda sonha com uma oportunidade na seleção brasileira.

“Fazendo um bom ano, e a equipe estando bem, eu sei que tem a possibilidade. O Fluminense é um gigante do futebol brasileiro e está sempre em destaque. Cabe à gente fazer o nosso trabalho, mas o primeiro lugar sempre vai ser o Fluminense. A Seleção vai ser consequência do nosso trabalho. Claro que tenho o sonho de vestir as cores da Seleção, todos os jogadores querem isso. Acredito que se eu estiver bem, pode acontecer”, finalizou o jogador.