Estádios do Ceará podem ter torcidas mistas
Nos últimos dias, cenas trágicas envolvendo torcidas organizadas de clubes como Ceará, Fortaleza e outras equipes ao redor do Brasil têm gerado grande preocupação. Portanto, diante disso, os órgãos públicos estão se empenhando em buscar alternativas que possam reduzir tais incidentes dentro dos estádios.
Em recente entrevista à Rádio O Povo CBN, Luciano Furtado, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará (TJDF-CE), mencionou a possibilidade de criação de um setor para torcidas mistas nos estádios cearenses.
Furtado, responsável pela aplicação de punições a quatro torcidas organizadas do estado, demonstrou uma visão otimista em relação à implementação de setores mistos nos estádios.
Presidente do TJDF-CE se pronuncia
Segundo o presidente, tanto os clubes como as autoridades envolvidas enxergam essa iniciativa de forma favorável, e existe a expectativa de que a proposta possa se concretizar em um futuro próximo.
“Tenho fé que sim, e digo isso de verdade. Existe uma força muito grande do futebol na realidade brasileira, no nosso estado não é diferente. Então, eu penso que é possível sim, e os clubes estão inclinados a isso. Agora, com a implementação da identificação facial, isso pode se tornar uma realidade. Então, eu acredito que sim, em breve poderemos ter”, falou o presidente do Pleno.
Jogador do Fortaleza disputa lance com jogador do Ceará, durante partida na Arena Castelão pelo Campeonato Cearense 2024. Foto: Kely Pereira/AGIF
Mas o que é torcida mista?
A torcida mista, prática já observada em diversos estádios pelo Brasil, consiste na divisão de um setor da arquibancada. Assim, permite a convivência de torcedores dos dois times em disputa.
O principal objetivo dessa abordagem é evidenciar que, ao contrário da violência e dos atos de selvageria frequentemente associados às torcidas organizadas nas ruas, os fãs podem apoiar suas equipes de forma pacífica, independentemente das cores de seus clubes.
Veja também
Reforço do Ceará para Léo Condé e Copa do Nordeste, zagueiro revela porque escolheu o Vozão
Dessa forma, um exemplo disso é o estado do Rio Grande do Sul, onde a tradicional rivalidade entre Grêmio e Internacional, conta há anos com a presença de setores destinados à torcida mista nos estádios.