Campeonato Brasileiro

Cruzeiro cobra explicações da CBF após expulsão polêmica de Jonathan Jesus em derrota para o Internacional

O clube também publicou uma nota oficial em tom firme, denunciando o que chamou de “arrogância, má vontade e falta de capacidade” da arbitragem

O árbitro Marcelo de Lima Henrique durante partida entre Internacional e Cruzeiro no estádio Beira-Rio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
O árbitro Marcelo de Lima Henrique durante partida entre Internacional e Cruzeiro no estádio Beira-Rio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Derrota no Brasileirão

O Cruzeiro saiu derrotado do Beira-Rio neste domingo (6), por 3 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Para além do resultado negativo da equipe dentro de seus domínios, mas foi a arbitragem que se tornou o principal foco dos protestos do clube mineiro.

Polêmica e atitude do Cruzeiro contra a arbitragem

Aos 20 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Jonathan Jesus foi expulso de forma polêmica pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique após disputa com Wesley, do Internacional. A decisão gerou revolta nos bastidores e levou a diretoria celeste a buscar esclarecimentos formais junto à Comissão de Arbitragem da CBF.

Logo após a partida, o dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, se manifestou de forma contundente. Segundo ele, o clube não vai aceitar calado o que considera um erro grave que interferiu diretamente no resultado do jogo. “O Alexandre (Mattos) já fez contato com a Comissão de Arbitragem, e o Cruzeiro não vai se calar, vai defender os direitos. Queremos tratamento igual”, afirmou o dirigente, que chefiou a delegação em Porto Alegre. O CEO do futebol cruzeirense, Alexandre Mattos, também se posicionou nas redes sociais e classificou o ocorrido como “assalto a mão armada”.

PUBLICIDADE

O clube também publicou uma nota oficial em tom firme, denunciando o que chamou de “arrogância, má vontade e falta de capacidade” da arbitragem. No comunicado, o Cruzeiro questiona por que o VAR, comandado por Daiane Muniz, não foi utilizado para rever o lance da expulsão. “Se tem o VAR, em um lance de expulsão muito duvidoso, por que não consultá-lo? A explicação é simples: arrogância, má vontade, falta de capacidade, pra falar o mínimo”, diz o texto, que finaliza cobrando mudanças imediatas na arbitragem brasileira e afirmando que “acabou a paciência”.

Prejuizo na Raposa

Ainda em entrevista, Pedro Lourenço reforçou que o problema com a arbitragem vem se repetindo. “Quase todos os jogos somos prejudicados pelo VAR, então para quem se paga o VAR? Se tem a tecnologia, é para ser usado. […] É muito lamentável o que aconteceu com a gente aqui hoje. Na realidade, acabou com o jogo”, disse.

Ele também lamentou o critério adotado desde o início da partida: “Temos nossos problemas com o nosso time, que tem os erros, mas um jogador expulso nas condições que aconteceu… Com um minuto de jogo, os jogadores sendo pressionados, com falta daqui e dali… Lamentável que tenha acontecido isso com a gente.”

PUBLICIDADE

O Cruzeiro solicitou à CBF acesso aos áudios do VAR e às interações da equipe de arbitragem no momento da expulsão de Jonathan. O clube quer mais transparência e promete seguir cobrando mudanças no sistema de arbitragem do futebol brasileiro.

Com três pontos somados nas duas primeiras rodadas do Brasileirão, o time mineiro agora tenta se reerguer dentro de campo, mas o recado nos bastidores é claro: o Cruzeiro não vai mais tolerar o que considera erros recorrentes e quer providências imediatas da entidade que comanda o futebol nacional.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Declaração de Rogério Ceni sobre Willian José 'bomba' no Bahia
Brasileirão Série A

Declaração de Rogério Ceni sobre Willian José 'bomba' no Bahia

Falha da arbitragem acaba de ser exposta no São Paulo
São Paulo

Falha da arbitragem acaba de ser exposta no São Paulo

Filipe Luís surpreende no Flamengo e faz nova exigência
Flamengo

Filipe Luís surpreende no Flamengo e faz nova exigência

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo