Goleada diante da Argentina
Após a goleada sofrida pela Seleção Brasileira para a Argentina, por 4 a 1, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, a pressão sobre o técnico Dorival Júnior aumentou consideravelmente. Com essa derrota, o Brasil ocupa atualmente a quarta colocação na tabela de classificação. Essa foi a segunda derrota do Brasil sob o comando de Dorival, que acumula 16 jogos, com sete vitórias, sete empates e duas derrotas.
Filipe Luís alvo da CBF
A goleada no Monumental de Núñez gerou um debate mais intenso sobre o futuro do treinador, e o nome de Filipe Luís, técnico do Flamengo, começou a ser cogitado como uma possível solução para a Seleção Brasileira. Apesar das especulações, a diretoria do Flamengo se mostra tranquila com a possibilidade de Filipe Luís ser chamado para assumir o comando da Seleção.
Posicionamento do Flamengo sobre assédio por Filipe Luís
De acordo com o jornalista Diogo Dantas, a cúpula do clube carioca está ciente de que o assédio pode acontecer, mas Filipe Luís já teria sinalizado que, neste momento, seu compromisso é com o Flamengo. Segundo fontes próximas ao treinador, ele não aceitaria um convite da CBF neste contexto conturbado, preferindo focar no seu trabalho atual no clube.
O jornalista Diogo Dantas também destaca que Filipe Luís pensa na Seleção Brasileira, mas em um contexto futuro, onde o ciclo até a Copa do Mundo já estivesse concluído. Nesse sentido, o treinador do Flamengo não vê a Seleção como uma prioridade neste momento, e acredita que o tempo de trabalho e evolução dentro do Flamengo ainda é necessário antes de considerar uma possível mudança para a equipe nacional.
A situação na CBF e as incertezas quanto ao futuro de Dorival Júnior não são vistas por Filipe como uma oportunidade imediata. Embora o nome de Filipe Luís tenha ganhado força tanto na CBF quanto no mercado brasileiro, ele continua focado em seu trabalho à frente do Flamengo.
A experiência do técnico, que também teve uma trajetória vitoriosa como jogador da Seleção Brasileira, é um dos fatores que tornam seu nome atrativo para o cargo. No entanto, Filipe Luís já deixou claro que, agora, sua prioridade é seguir no Flamengo e continuar seu trabalho com o time carioca, em vez de assumir a Seleção Brasileira de forma apressada.
Por fim, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem Carlo Ancelotti como seu nome preferido para o comando da Seleção, aguardando o término do contrato do técnico com o Real Madrid. Caso essa negociação não avance, Filipe Luís pode se tornar o plano A. No entanto, como pontua Diogo Dantas, o ex-lateral-esquerdo do Flamengo vê a Seleção Brasileira como um projeto para o futuro, e não como uma opção imediata. Para o momento, ele segue focado no Flamengo e na continuidade de seu trabalho com o clube.