Goleada no Campeonato Carioca
O Flamengo protagonizou uma goleada impressionante por 5 a 0 diante da Portuguesa, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Com essa vitória, o Flamengo alcançou a quarta vitória consecutiva sob o comando de Filipe Luís em 2025, mantendo 100% de aproveitamento na temporada.
Concorrência no Flamengo
Arrascaeta e Luiz Araújo, que voltam de lesões graves, foram fundamentais, ambos marcaram gols ao longo da partida. Juninho, Matheus Gonçalves e Wallace Yan também balançaram a rede, fechando a goleada. Vale destacar que para o duelo Filipe Luís optou por poupar os titulares, e se viu diante de um bom problema: a concorrência dentro do elenco.
O técnico enfatizou a importância dessa disputa interna, destacando que, para ele, é fundamental ter opções para escalar a equipe. “Para um treinador é sempre importante ter opções, ter concorrência entre eles, que eles possam concorrer pela vaga no time, que eles falem no campo e quem quebra a cabeça sou eu. A gestão quem vai fazer sou eu, os problemas quem vai resolver sou eu, mas é muito bom ter essas opções“, afirmou Filipe Luís em entrevista pós-jogo.
O treinador evitou classificar a formação alternativa como um time reserva e demonstrou confiança nos jogadores que têm se destacado nos jogos, reconhecendo o alto nível de competitividade que está sendo estabelecido no elenco. “Não faz sentido falar de time alternativo. Não vejo como reservas, estou usando todos, eles estão me dando dor de cabeça. Como vou falar de time reserva com Arrascaeta, Juninho, Cebola…? Serve para me deixar com dor de cabeça“, completou.
Danilo, o zagueiro recém-contratado, foi um dos jogadores que teve a oportunidade de começar entre os titulares na partida contra a Portuguesa. Embora ainda busque ritmo de jogo, o comandante rubro-negro fez questão de destacar a importância da sua adaptação à equipe. “Ele estava treinando em separado na Juventus, mas até dezembro estava jogando como titular e tinha condições. É importante que ele volte a ter minutos, que ele se reencontre e que entenda o que eu quero sobre a linha defensiva, o que eu penso para o zagueiro, todos os conceitos. Que ele vá conhecendo cada vez mais e possa ir se ambientando e se adaptando à equipe. Um jogador que eleva muito o nível”, explicou Filipe Luís.
Retorno dos lesionados
Outro aspecto fundamental para o treinador é dar minutos aos jogadores que estão voltando de lesão. Filipe Luís enfatizou que, apesar de alguns atletas estarem iniciando a temporada e se adaptando novamente ao ritmo de jogo, esses jogos são essenciais para o retorno à condição ideal.
![Jogadores do Flamengo comemorando gol durante partida contra a Portuguesa. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo](https://ds-images.bolavip.com/news/image?src=https://images.antenadosnofutebol.com.br/webp/full/ANF_20250206_ANF_233986_1738800877037-1024x683_1d0f278c.webp&width=1024&height=683)
Jogadores do Flamengo comemorando gol durante partida contra a Portuguesa. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
“Na minha opinião o jogador é uma máquina de adaptação. Esses atletas estavam de férias, começaram a treinar, alguns vieram de lesões graves e estão somando minutos novamente para o corpo deles se adaptar ao que é o jogo, ao ritmo, à intensidade que o nosso time quer impor, com uma pressão muito forte e aguentar esse jogo de transição… Só no treino a gente não consegue. Esses jogos são importantes para que eles possam somar minutos e entrarem fisicamente no mesmo ritmo dos que já estão um pouco mais à frente“, afirmou o técnico.
![Filipe Luís toma medida ‘drástica’ no Flamengo após título da Supercopa: “É necessário](https://ds-images.bolavip.com/news/image?src=https%3A%2F%2Fimages.antenadosnofutebol.com.br%2Fwebp%2Ffull%2FANF_20250204_ANF_233291_AGIF25013100440661-1-scaled-e1738689321717.webp&width=200&height=200)
Veja também
Filipe Luís toma medida ‘drástica’ no Flamengo após título da Supercopa: “É necessário
Agora, com 13 pontos e ocupando a vice-liderança do Campeonato Carioca, o Flamengo se prepara para os próximos desafios. O time tem pela frente uma sequência de clássicos, começando pelo confronto contra o Fluminense, marcado para sábado (08), no Maracanã. Além disso, o Flamengo tem um jogo a menos, contra o Botafogo, que será disputado na próxima quarta-feira (12).