Confusão e morte
Horas antes do duelo entre Colo Colo e Fortaleza pela fase de grupos da Copa Libertadores, uma tragédia do lado de fora do Estádio Monumental, em Santiago, deixou dois mortos e reacendeu o debate sobre a segurança nos arredores de grandes eventos esportivos.
A partida foi mantida, mas ocorreu sob forte clima de tensão e consternação entre torcedores e autoridades locais. O incidente aconteceu na comuna de Macul, quando torcedores tentaram forçar a entrada no estádio.
Em meio ao tumulto, uma das cercas do perímetro de segurança cedeu, gerando pânico e descontrole. As vítimas, segundo as autoridades, ficaram presas no local após o colapso da estrutura. A principal suspeita é de que tenham sido esmagadas pela multidão ou atropeladas por uma viatura policial.
Investigação
As investigações estão em curso e nenhuma possibilidade foi descartada até o momento. “Estamos realizando diversas operações policiais para apurar os responsáveis”, declarou Francisco Mores, promotor do Departamento de Flagrantes do Leste. O promotor também confirmou que “os dois feridos foram levados ao hospital; um deles morreu no local e o outro faleceu ao chegar à Clínica Bupa”.
Francisco Mores ainda destacou que o condutor de uma viatura policial é tratado como suspeito, embora nenhuma prisão tenha sido realizada até agora. “Não há motivos para isso neste momento”, afirmou. Segundo ele, o Ministério Público trabalha com a hipótese de atropelamento seguido de fuga. “Ambas as vítimas ficaram esmagadas”, completou o promotor, detalhando a gravidade da situação.

Torcedores do Colo Colo torcem por seu time durante a partida do grupo E da CONMEBOL Copa Libertadores entre Colo Colo e Fortaleza no Estádio Monumental David Arellano em 10 de abril de 2025 em Santiago, Chile. (Foto de Marcelo Hernandez/Getty Images)
A Seção de Investigação de Acidentes de Trânsito da Polícia (SIAT) foi acionada para realizar perícias e tentar esclarecer os fatos com precisão. Enquanto isso, a identidade da segunda vítima ainda não foi confirmada oficialmente. O episódio marcou a noite em Santiago e causou comoção entre os presentes no estádio, onde o jogo seguiu com a segurança reforçada.
Invasão do campo

Veja também
Fortaleza joga mal, mas João Ricardo salva e é elogiado na Libertadores: “Melhor do Brasil”
Além disso, houve uma invasão de campo por alguns torcedores do Colo-Colo, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. O Fortaleza comunicou que todos os jogadores, membros da diretoria, comissão técnica e equipe de apoio estão bem e em segurança.