Fortaleza venceu, mas brigas marcaram o jogo
Neste sábado, 25, a vitória do Fortaleza sobre o Horizonte por 3 a 1 acabou marcada por graves incidentes de violência envolvendo torcedores organizados nas arquibancadas do estádio Domingão. Dessa forma, o episódio forçou a paralisação da partida e fez com que diversas famílias se retirassem do local antes do fim do jogo.
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) está conduzindo as investigações, com o objetivo de identificar os responsáveis pela confusão. De acordo com o clube, o processo de responsabilização individual dos envolvidos começou pela polícia.
“A investigação visa responsabilizar os CPFs, ou seja, as pessoas físicas que praticaram atos criminosos, assegurando que sejam punidas conforme a lei”, destacou a nota oficial.
Leão romperá com torcidas organizadas
Em resposta à seriedade do ocorrido, o Fortaleza anunciou que cortará qualquer vínculo com torcidas organizadas, uma decisão que terá efeito imediato. O clube garantiu que aplicará essa medida já no próximo jogo, agendado para esta terça-feira, 27, contra o Cariri, no Campeonato Cearense.
A confusão no estádio Domingão não foi um incidente isolado. Desde 2022, episódios de violência entre membros das torcidas “Força da Galera (antiga TUF)” e “Irmandade Tricolor (ex-JGT)” têm gerado distúrbios, tanto dentro quanto fora dos estádios.
Marcelo Paz, SEO do Fortaleza. Foto: Lucas Emanuel/AGIF
No ano passado, em 2023, torcedores entraram em confronto na Neo Química Arena, em São Paulo, antes da semifinal da Copa Sul-Americana contra o Corinthians. Apesar de tentativas do ex-presidente Marcelo Paz para estabelecer um pacto de paz no início de 2024, os episódios violentos continuaram
Além disso, durante o ano de 2024, houve relatos de confrontos envolvendo integrantes das duas torcidas, tanto nas ruas de Fortaleza quanto durante uma partida de futsal.
Veja também
Vojvoda é sincero ao falar sobre mudanças no Fortaleza: "Vamos continuar..."
Marcelo Paz manda recado
“Quanto aos brigões na arquibancada, vocês são uma vergonha! Vocês não têm os valores do clube e não nos representam. Quando o reconhecimento facial vier, e está perto, essas atitudes serão penalizadas com impedimento de acesso ao estádio”, escreveu Paz em uma das suas redes sociais.