A equipe feminina do Cuiabá foi incluída pela CBF na disputa do Campeonato Brasileiro da Série A3. Dessa forma, o time do Dourado terá um calendário completo nesta temporada, ao passo que o clube já disputava também o Campeonato Mato-Grossense onde é o atual vice-campeão.

A novidade foi celebrada pela diretoria do Cuiabá, que segue apostando cada vez mais na modalidade. “O futebol feminino está crescendo muito e vai crescer muito mais nos próximos anos, falo isso em âmbito nacional. Tem muitas equipes no Brasil todo aumentando os seus investimentos e apostando na categoria, nós não somos diferentes”, avaliou Cristiano Dresch, Vice-Presidente do clube mato-grossense. 

Avanço da modalidade

Além disso, Cristiano revelou também que o Dourado já possui categorias de base na modalidade feminina e que a tendência é aumentar posteriormente os investimentos para os próximos anos. “Nós começamos o projeto do futebol feminino na última temporada e acreditamos que vem dando muito certo. Este ano a equipe já vai ter calendário cheio e, com isso, vamos aumentando o nosso investimento nos próximos anos para deixar o time cada vez mais competitivo”, afirmou.

Portanto, com a presença da equipe mato-grossense o Brasileirão Feminino A3 passa a contar pela primeira vez com 32 equipes e será disputado em fórmula de mata-mata. Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF, também fez questão de celebrar a estreia da competição e acredita que o campeonato servirá para dar visibilidade e incentivar cada vez a modalidade.  “A divisão A3 vai ajudar muito no aumento de mercado para as atletas. Isso incentiva o fortalecimento das categorias de base e ajuda a categoria a se desenvolver”, relatou. 

Leia mais: “Estou muito feliz com este elenco”; Gláucio Carvalho projeta temporada 2022 do Botafogo

Reflexo na sociedade

Por último, Dresch afirmou que espera que o futebol feminino possa ter papel fundamental  também no âmbito social. “Assim como o futebol masculino, o feminino tem um enorme poder social, de transformação de vidas e realidades. Todo esse investimento no futebol feminino pode ter um reflexo muito importante na sociedade como um todo”, concluiu. O Campeonato Brasileiro Feminino A3 começará no dia 21 de maio e tem  previsão de término para 27 de agosto.