A Ilha do Retiro está em festa. Neste sábado (23) as Leoas do Sport conquistaram o acesso à Série A2 do Brasileiro Feminino ao empatar com o VF4 (da Paraíba) por 2 a 2. O primeiro duelo havia sido uma vitória das Rubro-negras por 2 a 0, o que proporcionou vantagem no placar agregado.
Histórico no futebol feminino, o Sport perdeu espaço no cenário nacional à medida que reduziu o investimento no setor e viu outros clubes profissionalizarem suas respectivas equipes. A exemplo de times como Corinthians e Palmeiras, que estão na Série A1 do Brasileiro. A equipe alviverde, inclusive, nem sequer existia em 2019.
Naquela ocasião, o Sport desmembrou a equipe que recebia salários e carteira assinada na Ilha do Retiro. Dessa forma, com a perda de estrutura, a equipe caiu para a Série A2 e seguiu na divisão por outros dois anos, classificando por ranking ou pelo Estadual. Logo após não conseguir avançar de fase na Segunda Divisão, o Sport terminou “empurrado” para a Série A 3 neste ano com a mudança de critério para classificação. Eliminou três equipes no mata-mata e agora está de volta na Série A2.
O acesso à Segunda Divisão é um passo grande para as rubro-negras rumo à evolução, principalmente porque agora elas garantem um calendário fixo em 2023 e mais robusto com seis jogos na fase de grupos, além de etapas eliminatórias a partir das oitavas de final da competição nacional.