Nos últimos dias um desenho roubou a cena na internet. Acontece que no dia 21, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) informou o resultado do concurso realizado nas redes sociais para eleger a mascote da seleção celeste na Copa do Catar. Entre as opções para escolha popular estava a Botija, uma garrafa térmica, Marguy (uma jaguatirica), Garrancho (um condor), Tranque (um cavalo) e Zo Rou (uma raposa). E adivinha quem ganhou? Sim, a garrafinha.
De acordo com as informações divulgadas pela entidade, ao todo cerca de 101.547 pessoas votaram, dessas 58,2% foram na garrafa térmica. Na segunda opção ficou Marguy, com apenas 12,2%. Mas é aí que vem o problema, a associação não achava que a botija iria vencer. Dessa forma, inesperadamente a organização criou uma ‘segunda etapa’, justificando a mudança de regulamento da eleição no “grande interesse do público” e nas “novas ideias que surgiram”.
O novo prazo para envio de novas imagens do público foi até o dia (26). No entanto, até o momento não foi informado quais serão os próximos candidatos a ocupar o lugar da garrafa que segura uma cuia de mate fazendo alusão a bebida tradicional do país. A nova votação, ainda sem data para iniciar, gerou reação adversa dos fãs da garrafinha.
Vale ressaltar que nas redes sociais, muitos torcedores reclamaram da etapa adicional, uma vez que a Botija venceu o concurso. Agora é aguardar para ver se a AUF vai aceitar o sucesso da Botija.