A UEFA divulgou nesta quinta (17) os indicados ao tão cobiçado prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2022/23. Contudo, o que mais chamou a atenção tanto dos torcedores quanto da mídia internacional foi a ausência do brasileiro Vinícius Júnior no top-11.

Assim que os nomes foram revelados rapidamente os internautas detonaram a entidade que ignorou o camisa 7 mesmo após ele se destacar, balançar as redes 23 vezes e fornecer 21 assistências no período.

Inúmeros jornais internacionais não deixaram de apontar o fato de que o craque ter sido deixado de lado na premiação. “Uefa se esquece de Vinícius”, apontou o jornal Marca. “Uefa ignora Vinícius”, frisou o jornal As. Já os torcedores fizeram inúmeras publicações questionando a ausência de Vinícius, principalmente por conta da presença de Jesús Navas, Alexis Mac Allister e outros nomes.

Leia mais: Militão e + 1: Real Madrid vai a público e atualiza condição de defensores lesionados

De acordo com o site da Uefa, o “júri” de votação é composto por todos os treinadores dos clubes que disputaram a partir da fase de grupos a Champions League, Europa League e Conference League. Além deles, também votam os comandantes das seleções nacionais masculinas e um grupo de jornalistas escolhidos pela European Sports Media (ESM).

Abaixo os 10 mais votados para melhor jogador de 2022/23 na Europa

1º Erling Haaland
2º Kevin De Bruyne
3º Lionel Messi
4º İlkay Gündoğan
5º Rodri
6º Kylian Mbappé
7º Luka Modrić
8º Marcelo Brozović
9º Declan Rice
10º Alexis Mac Allister
11º Jesús Navas