Qatar 2022

Catar não aproveita ‘tiki-taka do deserto’ de Xavi e se torna pior anfitrião da história da Copa do Mundo

O atual técnico do Barcelona marcou época no futebol catari anos antes da Copa do Mundo no país

Foto: (Barrington Coombs/Getty Images) - Xavi treinou um time no Catar antes da Copa do Mundo e foi um dos pilares do país na busca por maior prestígio no futebol
© Getty ImagesFoto: (Barrington Coombs/Getty Images) - Xavi treinou um time no Catar antes da Copa do Mundo e foi um dos pilares do país na busca por maior prestígio no futebol

Nesta sexta (25), o Catar não conseguiu evitar a derrota para Senegal por 3 a 1, no estádio Al Thumama, pela segunda rodada do Grupo A e, com o resultado, acabou sendo eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo. Isso porque, como Países Baixos e Equador empataram em 1 a 1, a seleção catari não tem mais chances matemáticas de avançar ao mata-mata do torneio. Com isso, o país não aproveitou o ‘tiki-taka’ do deserto de Xavi e se tornou o pior anfitrião da história do Mundial.

O Catar se junta à África do Sul como únicas seleções a sediaram uma Copa do Mundo e ficarem apenas na fase de grupos. Entretanto, em 2010, os Bafana Bafana empataram em sua estreia, diante do México, em 1 a 1, e venceram a França por 2 a 1, na última rodada, e terminaram a competição no 3º lugar do Grupo A. Os cataris, por sua vez, não só foram o primeiro país anfitrião a perder na estreia do Mundial, como também os primeiros a perder nos dois primeiros jogos do torneio.

Escolhido pela Fifa para sediar a Copa do Mundo de 2022 no início da última década, o Catar tentou aumentar seu prestígio no mundo do futebol através da Academia Aspire, criada para formar jogadores para a seleção do país, enviando olheiros para captar talentos em casa e também em nações do continente africano. E quem esteve à frente do ‘laboratório de jogadores’ da seleção catari foram os europeus, principalmente os espanhóis, que foram contratados para a função.

PUBLICIDADE

Quem ficou encarregado de melhorar o nível do futebol catari foi Xavi, que foi contratado como jogador após sair do Barcelona, em 2015, e acabou tendo sua primeira experiência como técnico no país-sede da Copa do Mundo. Pelo Al Saad, o catalão foi campeão nacional e formou a base do atual time do Catar no Mundial. O estilo de jogo com foco na posse de bola acabou se transferindo para a equipe conduzida por Félix Sánchez na Copa Asiática de 2019, ano em que foi campeão.

PUBLICIDADE

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

André Cury faz revelação inesperada sobre Guardiola na Seleção
Selecao Brasileira

André Cury faz revelação inesperada sobre Guardiola na Seleção

Tinga fala sobre risco do Fortaleza na temporada: “Criamos muita expectativa”
Campeonatos Nacionais

Tinga fala sobre risco do Fortaleza na temporada: “Criamos muita expectativa”

Copa do Mundo Feminina - Conheça as favoritas
Futebol Femenino

Copa do Mundo Feminina - Conheça as favoritas

Taça da Copa é exposta no Rio com presença de personalidades do futebol feminino
Futebol Femenino

Taça da Copa é exposta no Rio com presença de personalidades do futebol feminino

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Conteúdo Comercial Aplicam-se os Termos e Condições

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo