Com os grupos já definidos desde abril, a 22ª edição da Copa do Mundo se aproxima cada dia mais de seu início. Com uma data FIFA prevista para antes do torneio, a Seleção Brasileira de Tite faz seus ajustes finais para ir em busca do hexa, número que a isolaria ainda mais como maior campeã do torneio. E, nesta terça (9), uma notícia abalou o globo, já que a Fifa planeja mudar a data de início do Mundial no Catar.

Como informado pelo GE, a entidade vai alterar não só o dia da estreia, como também as seleções que vão a campo. Isso porque a ideia é antecipar o início da Copa do Mundo para o dia 20 de novembro, um domingo, na partida entre o Catar, donos da casa, contra o Equador. Vale lembrar que, antes da possível mudança, esse jogo estava previsto para a segunda, dia 21, às 13h de Brasília (19h locais), logo após a cerimônia de abertura do Mundial.

A programação original da Copa do Mundo colocava o duelo entre Holanda e Senegal como primeiro jogo, que aconteceria às 7h de Brasília (13h locais). No mesmo dia, e antes mesmo da cerimônia de abertura, a partida entre Inglaterra e Irã foi marcada para às 10h de Brasília (16h locais). Nesta quinta (11), a possibilidade da alteração da data de início do Mundial será analisada pelo Bureau do Conselho da Fifa, um órgão formado pelos presidentes das seis confederações continentais.

As seleções do Catar e do Equador concordaram com a mudança, que também é defendida pela Fifa, que agora entende ser mais adequado fazer a cerimônia de abertura da Copa do Mundo antes do primeiro jogo. Caso a alteração da estreia do Mundial se confirme, a partida entre Senegal e Holanda também deve ser realizada mais tarde no dia 21 de novembro, já que a intenção da entidade é escolher um horário de maior audiência nos continentes da África e da Europa.