Desde a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo, a comunidade global tem protestado contra o país com base nos direitos humanos e se posicionando contrária às denúncias de trabalho escravo nas obras do Mundial. Nesta quinta (6), a polêmica ganhou um novo capítulo quando um suposto documento oficial viralizou nas redes sociais com instruções controversas para os fãs que fossem acompanhar o torneio. E o Comitê Organizador veio a público desmentir as recomendações.
A cartilha intitulada “Qatar Welcomes You” utiliza a fonte oficial da Copa do Mundo, trazendo proibições de consumo de bebidas, homossexualidade, exposição de mulheres, músicas e sons altos em público, além de outros tópicos polêmicos. Com a web reagindo negativamente às recomendações, a Organização do Mundial do Catar na Fifa emitiu um comunicado para dar fim a fake news, garantindo ao público que o país dará às boas-vindas a todos.
O comunicado oficial diz: “O documento ‘Qatar Welcomes You’ que circula nas redes sociais não é de uma fonte oficial e contém informações incorretas. Recomendamos os fãs a confiarem apenas em fontes oficiais da organização do torneio para saber as regras de viagem para a Copa do Mundo deste ano. O Comitê Supremo para Entrega e Legado da Copa do Mundo e a Fifa em breve emitirão um extenso guia para os fãs diferente de muitas das informações que circulam”, começa a nota.
- Após cartilha polêmica, Organização da Copa do Mundo no Catar vem a público e desmente recomendações
- “Sabia que ia ter essa pergunta”; Wanderson vai a público e explica esquecimento de gol pelo Sport em vídeo viral
- Jacaré ‘manda a real’ após cobrança da torcida e revela decepção no Bahia: “Fico triste por causa disso”
- “Mais uma vez mentiu”; Luís Roberto ‘arruma confusão’ com torcida do Flamengo e Nação responde na web
- De Guerrero a Gabigol: Os maiores artilheiros do Flamengo nos últimos 5 anos
“Os organizadores do torneio deixaram claro desde o início que todos são bem-vindos para visitar o Qatar e curtir a Copa do Mundo. O Qatar sempre foi uma nação aberta, tolerante e acolhedora. Os torcedores e visitantes internacionais durante a Copa do Mundo da Fifa poderão experimentar isso em primeira mão”, termina o comunicado. O Mundial no Catar começa no dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro.