Após terminar a fase de grupos na 1ª colocação, deixando a Espanha em 2º lugar e eliminando a Alemanha, o Japão se tornou uma das surpresas desta Copa do Mundo, chegando às oitavas de final, igualando sua melhor marca no torneio. Entretanto, o sonho dos Samurais Azuis no Mundial do Catar acabou nesta segunda (5), quando foram eliminados pela Croácia, nos pênaltis, após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar, no Estádio Al Janoub.

E o que chamou a atenção dos fãs de futebol foram as três cobranças perdidas pelo Japão, já que Minamino, Mitoma e Yoshida viram seus pênaltis serem defendidos por Livakovic. Após a eliminação na Copa do Mundo, o técnico dos Samurais Azuis, Hajime Moriyasu, foi perguntado sobre como escolheu os cobradores da decisão que valia vaga nas quartas de final do torneio. O técnico nipônico, por sua vez, fez uma revelação ‘bombástica’ após deixar o Mundial do Catar.

Isso porque Moriyasu explicou que os próprios jogadores do Japão se encarregaram da missão de escolher os batedores dos pênaltis decisivos na Copa do Mundo, além de exaltar o trabalho realizado por seu elenco no Catar: “Eu perguntei aos jogadores, para decidirem por eles mesmos. Claro alguns deles poderiam marcar os pênaltis, outros poderiam não marcar. Mas os jogadores tentaram diante de uma pressão imensa e eu gostaria de elogiar o esforço deles”, disse o técnico.

Hajime Moriyasu também apontou que os pênaltis precisam ser melhor trabalhados pelos japoneses, que foram eliminados duas vezes em Copas do Mundo através das cobranças na marca penal: “Acho que é sorte, mas ao mesmo tempo é treino. Eu vivi muitas situações, mas chutar ao gol dentro da área (pênalti) acho que ainda há uma diferença entre os top times e o Japão. Isso é outra coisa que o Japão precisa melhorar para o futuro”, finalizou o comandante dos Samurais Azuis.