Melhor do mundo de novo
Nesta segunda-feira (15), ocorreu em Londres, na Inglaterra, mais uma cerimônia do prêmio The Best, da Fifa, evento que reconhece os melhores atletas do futebol mundial.
E para a surpresa de muitos, Lionel Messi conquistou pela oitava vez o prêmio de melhor jogador do mundo. O atacante argentino concorreu com Erling Haaland e Kylian Mbappé.
Atualmente Lionel Messi está no Inter Miami, e ao menos viajou para receber a premiação. Erling Haaland e Kylian Mbappé também não compareceram à cerimônia, o que foi motivo de brincadeira para o anfitrião do evento, o ex-jogador e comentarista Thierry Henry.
“Eu posso ficar com o troféu, então? Eu nunca ganhei…”, brincou Thierry Henry enquanto interagia com a plateia que acompanhou de perto a premiação.
Surpresa evidente
Lionel Messi é considerado um dos maiores jogadores da atualidade, e o mérito do jogador é incontestável. Todavia desta vez os aplausos tímidos da plateia revelavam que o público ficou atônito com a decisão da FIFA.
Messi já havia faturado a Bola de Ouro diante dos mesmos concorrentes, e já na ocasião, o prêmio dividiu opiniões. Todavia como o jogador havia conquistado de forma inédita a Copa do Mundo a decisão foi defendida por muitos.
Porém o período de análise para o Fifa The Best foi de 19 de dezembro de 2022, (um dia depois da Copa do Mundo), até 20 de agosto de 2023. Neste recorte o jogador conquistou Campeonato Francês e Leagues Cup.
Por outro lado, Haaland que também concorreu ao prêmio faturou a tríplice coroa pelo Manchester City, ao vencer a Copa da Inglaterra, Premier League e Champions League. Dois dias após o período de analise para esta edição do prêmio, o norueguês ainda conquistou o Mundial de Clubes. Mbappé conquistou apenas o Campeonato Francês.
Leia mais: Ancelotti surpreende ao comparar estilo de Bellingham a de ídolo brasileiro
Números individuais
Se os prêmios são conquistados de forma coletiva, os números de Messi também estiveram abaixo com relação ao dos seus concorrentes.
No período de analise, Messi entrou em campo em 32 partidas, marcando 24 gols e seis assistências. Já Mbappé, entrou em campo em 28 jogos, com 27 gols e sete assistências.
Quem mais balançou as redes foi Haaland que em 41 jogos, marcou 35 gols e concedeu seis assistências, ou seja, uma participação direta em 41 tentos.
Lionel Messi conquistou oito vezes o prêmio de melhor do mundo (2009,2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2023 e 2024). Vale lembrar que desde 2016, o The Best Fifa e o Bola de Ouro seguem como dois prêmios distintos. Nas redes sociais os internautas não perdoaram e criticaram a decisão.