Após uma ‘roleta russa’ de elogios e críticas devido à inconstância nas partidas pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, Raphinha tampouco encontra um momento de estabilidade nos bastidores do Barcelona. Há cinco meses no clube catalão, o atacante não encantou a comissão técnica e tem perdido espaço com o treinador Xavi.

De acordo com artigo publicado pelo veículo espanhol Revelo, a diretoria do Barcelona não descarta a possibilidade de negociá-lo com um clube da Premier League, onde Raphinha desperta bastante interesse, já no fim da temporada de 2022/2023. O atacante foi um dos grandes investimentos do presidente Joan Laporta, que desembolsou 65 milhões de euros, quase R$ 359 milhões, para comprar os direitos econômicos do atleta.

O artigo ainda afirma que Raphinha tem ciência da desconfiança e frustração da comissão técnica, mas não deseja ser negociado e alega precisar de tempo de adaptação, visto que está no início de contrato e as exigências táticas de uma equipe como o Barcelona são altas. Para o jogador, o pouco tempo de adaptação é responsável pelo rendimento abaixo do esperado.

Os agentes de Raphinha ainda usam o exemplo de Vinícius Junior, do rival Real Madrid, que foi bastante criticado em seu início na equipe e hoje é um dos titulares e essencial para o setor ofensivo do time. Para eles, o ex-Leeds United precisa de mais confiança da comissão técnica e minutagem.

Nas redes sociais, torcedores se dividem entre apoiar o atleta, visto o pouco tempo no Barcelona e baixa minutagem em campo, e defender a decisão do Clube, considerando o alto investimento e pouco retorno nos gramados, além do desempenho do atacante com a camisa da Seleção Brasileira.