Volta por cima
O Grêmio se prepara para a estreia no Brasileirão Série A, que acontece neste sábado (29), contra o Atlético-MG. O time busca se recuperar após um início de temporada abaixo do esperado e mira uma campanha sólida tanto no campeonato nacional quanto na Copa Sul-Americana.
Para isso, o Tricolor conta com o trabalho de Gustavo Quinteros, que chegou ao clube para substituir Renato Gaúcho, um dos maiores ídolos da história gremista. Renato não renovou seu contrato e encerrou mais um ciclo no comando do time.
Dificuldade em substituir Renato?
Em entrevista ao portal Zero Hora, Quinteros falou sobre o desafio de assumir o cargo de um treinador tão identificado com o clube e reconheceu que a mudança trouxe dificuldades naturais de adaptação.
“Renato fez um ótimo trabalho no Grêmio. Ele é um ídolo, tem muita personalidade e conquistou muitos títulos aqui. Quando um treinador assim deixa o clube, sempre há um impacto”, afirmou.
“Substituir uma figura tão importante é difícil porque ele já tinha um sistema de jogo bem estabelecido, um método de treinamento próprio e uma ideia clara de futebol. Nós tivemos que mudar isso e tentar impor uma metodologia diferente, o que sempre exige tempo e paciência”, disse Quinteros.

RS – PORTO ALEGRE – 26/01/2025 – GAUCHO 2025, GREMIO X CAXIAS – Gustavo Quinteros tecnico do Gremio durante partida contra o Caxias no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Gaucho 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Mudança no time atrapalhou
O treinador argentino também ressaltou que a reformulação no elenco aumentou o desafio de implementar um novo modelo de jogo e destacou as dificuldades enfrentadas nos primeiros meses de trabalho. “Mudaram seis ou sete jogadores do time em relação ao ano passado. Houve trocas na defesa, nos volantes e nos jogadores de lado de campo”, iniciou.

Veja também
Quinteros sai em defesa de Villasanti e expõe situação no Grêmio: “não tiveram…”
“Quando isso acontece, não é apenas o treinador que precisa se adaptar, mas os atletas também precisam se entrosar e assimilar novas ideias… Estamos trabalhando intensamente para ajustar tudo isso, e eu confio que, agora que passamos por esse período inicial de mudanças e muitos jogos, vamos conseguir elevar o nível de desempenho da equipe. Nossa meta é brigar pelas primeiras posições em todas as competições”, concluiu.