O Athletico está pronto para enfrentar o Santos nesta terça (27), às 21h, fora de casa, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto a final da Copa Libertadores não chega, Felipão e seus comandados voltam suas atenções para a briga pelo G-4. Fora de campo, a diretoria rubro-negra também já começa a vasculhar o mercado em busca de reforços para 2023. E duas joias paraguaias têm chamado a atenção do Furacão no Cerro Porteño.

Isso porque, segundo o Esporte News Mundo, o Athletico enviou olheiros ao Paraguai para monitorar o zagueiro Alexis Duarte e o lateral-esquerdo Alan Rodríguez, ambos de 22 anos. Vale ressaltar que o primeiro tem feito sucesso em seu país, já que, apesar da pouca idade, é o capitão do Cerro Porteño, que tem a melhor defesa e lidera o campeonato. ‘Pulpito’ Duarte subiu aos profissionais em 2018 e, desde 2020, tem figurado entre os titulares.

Aliás, Alexis Duarte tem ganhado repercussão no Paraguai por sua técnica: “Defensor com alma de 10”. O jornal Nacíon Media chegou a especular o interesse do River Plate e do Boca Juniors para a próxima janela de transferências. Já o lateral quase foi para o Anderlecht, da Bélgica, em agosto, mas a negociação esfriou. Alan Rodríguez vem atuando como volante com o técnico Francisco Arce, que pode ter papel fundamental no interesse do Athletico.

O paraguaio foi treinado por Felipão na década de 90 nos tempos de Palmeiras, cuja relação entre os profissionais pode ser um trunfo para a diretoria rubro-negra numa eventual proposta. O Furacão tem adotado um perfil no mercado de procura por jovens promessas sul-americanas, tendo inclusive feito uma parceria com o Club Blooming, da Bolívia, para finalizar a formação de jogadores. O presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, incentiva a prática.