Classificado à fase de grupos da próxima Copa Libertadores, o Athletico tem aproveitado o período de Copa do Mundo para colocar o planejamento para 2023 em prática, incluindo a montagem do elenco. Enquanto vasculha o mercado à procura de reforços, a diretoria rubro-negra também avalia quem pode ser negociado na reabertura da janela de transferências. E o ‘parça’ de Thiago Heleno chamou a atenção no mercado, sendo que o Furacão definiu seu futuro.

De acordo com o GE, Luan Patrick está fora dos planos do Athletico para o próximo ano. Com contrato até 2024, o zagueiro tem sido sondado por times nacionais e do exterior, como Fiorentina e Bologna, que buscaram informações sobre o atleta. Com os italianos de olho, a diretoria rubro-negra pretende negociar o jogador de 20 anos em definitivo, que não teve muitas oportunidades atuando entre os profissionais do Furacão, inclusive passando 2022 emprestado.

Após disputar o último Paranaense pelo Athletico, Luan Patrick foi cedido ao América-MG, onde disputou 10 jogos no Brasileirão, sendo nove como titular, acumulando uma média de 3,2 cortes por partida, fazendo parte da campanha que garantiu vaga na fase preliminar da Libertadores 2023. Criado e revelado no CT do Caju, o jovem zagueiro jogou apenas 25 partidas pelo time principal do Furacão, mas é considerado uma das joias brasileiras para a posição.

Isso porque Luan Patrick acumula convocações para as seleções de base do Brasil, inclusive sendo titular no Mundial sub-17, em 2019. Segundo o Transfermarkt, o zagueiro está avaliado em €500 mil (aproximadamente R$2,77 milhões). O jogador de 20 anos chegou a negociar sua permanência no América-MG para 2023, mas não conseguiu um acordo com o Athletico. Agora, a tendência é que o Furacão avalie propostas na reabertura da janela de transferências para vender o atleta.