A nova promessa do Botafogo

Agora, com 18 anos recém-completados, o mais novo e jovem integrante do Fogão, Yarlen, fez sua estreia profissional pelo Botafogo e chegou chamando muita atenção de diversas maneiras.

A estreia aconteceu na vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense, no último domingo, pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. Yarlen entrou aos 43 minutos do segundo tempo e, apesar de ter pouco contato com a bola nos cerca de 10 minutos que esteve em campo, chamou a atenção por uma cena inusitada.

Após uma disputa com John Kennedy dentro da área, Yarlen caiu fora do campo com a mão no rosto, reclamando de uma possível falta. Hugo, lateral do Botafogo, o puxou e colocou dentro do campo para que a partida fosse paralisada.

Felipe Alves viu a cena e foi até a lateral do campo para colocar Yarlen fora do campo novamente. Yarlen já estava quase levantando, mas Lucas Halter, que já estava fora do jogo, chegou e o empurrou de novo para dentro do campo.

Virou meme na estreia

“Ele me puxou ali. Nem vi quem me puxou para dentro do campo, eu estava fora. O John (Kennedy) sem querer me deu um socão no olho, mas faz parte, é futebol. Aí o Felipe Alves me puxou para fora de campo de novo e eu nem entendi nada. Aí o John veio para cima de mim, eu levantei, mas não ia fazer nada demais não”, explicou Yarlen.

A cena viralizou, virou meme e marcou a estreia de Yarlen como profissional. O jovem, no entanto, tem potencial e é uma aposta do Botafogo. Com a promoção de Fábio Matias, auxiliar permanente do clube, para a função de treinador após a demissão de Tiago Nunes, Yarlen foi chamado para treinar com o time profissional.

O atacante era visto com potencial por Matias e começou a integrar atividades da equipe principal na reta final de fevereiro. Yarlen foi o primeiro atleta nascido em 2006 a fazer uma partida oficial pelo Botafogo. O meia Bernardo Valim, do mesmo ano, participou apenas do amistoso contra o Charlton, da Inglaterra, no fim de 2022.

Ler mais: Rival de olho: Botafogo é avisado que Gatito Fernández pode sair

Yarlen chegou ao Botafogo no fim de 2021. Captado junto ao Olaria, tradicional clube da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde atuou na categoria sub-15, o atacante assinou um contrato de formação e se juntou à equipe sub-17 do Botafogo visando a temporada seguinte.

Multa caríssima

Franzino e magrinho, Yarlen iniciou um processo de fortalecimento físico no começo de 2022. O atacante começou a temporada na reserva, mas não demorou para fazer bons jogos e passar à frente por uma vaga no time titular. Ele terminou o ano no onze titular.

Ainda em 2022, quando o atacante estava com 16 anos, o Botafogo assinou o primeiro contrato profissional com ele. Ele tem vínculo com o clube até dezembro de 2025. A multa rescisória é de 12 milhões de euros (R$ 64,4 milhões) para clubes do Brasil e 30 milhões de euros (R$ 161 milhões) para equipes do exterior.

As atuações de destaque chegaram no ano passado. Yarlen assumiu a responsabilidade e foi um dos melhores jogadores do time sub-17 do Botafogo. Foram quase 40 partidas disputadas e uma convocação para a equipe sub-20, onde terminou o ano e chegou a fazer uma partida em novembro.

Yarlen foi inscrito e estava treinando com o elenco do Botafogo que se preparava para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior desse ano. O atacante, contudo, não viajou inicialmente para Franca, sede da equipe na competição, com a delegação do treinador Eduardo Oliveira e ficou como uma espécie de “reserva de emergência” em caso de lesão ou necessidade.

O que dizem os torcedores