Ativo no mercado
O Botafogo está se movimentando no mercado de transferências e deve realizar várias contratações para a temporada de 2025, principalmente devido à saída de alguns jogadores chave do elenco, o que exigirá uma reformulação completa da equipe.
Vários atletas já se despediram dos companheiros, sinalizando o fim de um ciclo no clube. Além das saídas de nomes de peso do elenco, o técnico Artur Jorge também deve deixar o Glorioso. Essa situação tem levado a SAF do clube a entender que será necessário investir pesado para manter o alto nível de competitividade que a equipe demonstrou nesta temporada.
Muniain na mira
Um dos nomes já confirmados que não permanece para 2025, é Thiago Almada e o Glorioso já tem um nome para substituir o jogador, trata-se de Iker Muniain. Segundo informações do GE, nos próximos dias, o Botafogo deve avançar nas negociações para contratar o meio-campista do San Lorenzo, da Argentina.
A princípio, o clube alvinegro havia cogitado a sua contratação como uma opção para a posição de Eduardo ou Óscar Romero, jogadores que não terão seus contratos renovados para 2025. No entanto, a real intenção do Botafogo é utilizar o espanhol como substituto de Thiago Almada, que tem sua transferência para o Lyon confirmada para janeiro.
A contratação de Muniain ganhou força no clube, especialmente após a saída iminente de Almada. O estilo de jogo do espanhol agradou à diretoria do Botafogo, que acredita que ele pode desempenhar um papel semelhante ao do argentino, sendo responsável por controlar a posse de bola no ataque, ocupar os lados do campo e, quando necessário, se aproximar do meio-campo para ajudar na construção das jogadas. Essas características foram fundamentais para Almada e são vistas como um trunfo para Muniain, que poderia preencher a lacuna deixada por ele.
Posicionamento do San Lorenzo
O San Lorenzo, por sua vez, se mostrou relutante em liberar o jogador, afirmando que Muniain não está à venda. No entanto, a situação financeira delicada do clube argentino pode facilitar as negociações, já que o time atravessa dificuldades financeiras, incluindo o atraso de salários. Muniain, no entanto, não foi impactado por esses atrasos, já que recebe diretamente da fornecedora de material esportivo, o que pode tornar sua saída mais viável.
Embora os números de Muniain no Campeonato Argentino não sejam impressionantes – três gols e uma assistência em 12 jogos, suas qualidades atraem o alvinegro carioca. O espanhol apresentou um excelente aproveitamento de passes, com mais de 90% de acerto, e cerca de 10 passes certos na direção do campo de ataque por jogo, conforme os dados do “SofaScore”. Esses números indicam um jogador com visão de jogo e capacidade de infiltração, qualidades essenciais para o modelo de jogo que o Botafogo busca.
Veja também
Técnico do Lyon é pego de surpresa por Thiago Almada, ex-Botafogo: "Aguardando confirmações"
Com as características semelhantes às de Thiago Almada, Iker Muniain surge como uma opção viável para o Botafogo em 2025. Apesar das dificuldades, as negociações devem evoluir nos próximos dias, com o clube carioca cada vez mais determinado a reforçar seu elenco com o espanhol, que pode ser uma peça-chave para o futuro da equipe.