Camisa nove
O Bahia está de olho em um reforço de peso para solucionar a lacuna na camisa nove, e o nome em destaque é o do atacante colombiano Oscar Estupiñán, de 27 anos, com passagem pela seleção nacional.
O jogador, atualmente no Metz, da França, é a aposta da diretoria do Esquadrão para fortalecer o setor ofensivo, identificado como uma das necessidades na avaliação do ano inicial sob a gestão do Grupo City.
A trajetória profissional de Oscar Estupiñán teve início no Once Caldas, da Colômbia, em 2015. Ao longo de nove anos, o atacante passou por clubes em Portugal, Equador, Turquia e Inglaterra, antes de chegar ao Metz, na França. Para conhecer melhor o jogador, o ge ouviu profissionais que acompanharam sua carreira.
Pipe Sierra, jornalista do WinSportsTV, destacou que as melhores temporadas de Estupiñán foram vividas no Vitória Guimarães e no Hull City, entre 2020 e o início de 2023.
Muito forte e agressivo
No entanto, Sierra alerta para as lesões recentes do jogador, mesmo ressaltando sua importância nas convocações para a seleção colombiana. “É um atacante que vem de lesões, mas que foi muito importante na Inglaterra (Hull City) e em Portugal (Vitória de Guimarães). Suas boas atuações o levaram a ser convocado pela seleção colombiana”, afirmou Sierra ao GE.
O GE também ouviu Nuno Presume, ex-auxiliar técnico do Bahia: “O Oscar é um menino que eu tive a oportunidade de trabalhar em Guimarães, em 2017/18. É o um atacante muito agressivo, seja ofensivamente ou defensivamente. É muito forte no jogo aéreo. Muito forte também em aparecer para finalização. Eu julgo que em sua melhor versão, Oscar pode ser um bom reforço para a equipe do Bahia”, afirmou Nuno.
Durante as temporadas 2021/22 e 2022/23, Estupiñán impressionou ao marcar 29 gols em 70 jogos por Vitória Guimarães (primeira divisão de Portugal) e Hull City (segunda divisão da Inglaterra).
Ler mais: Sincerão! Presidente do Sport Yuri Romão reconhece favoritismo do Bahia na Copa do Nordeste
No último ano, após sua chegada à França, Estupiñán enfrentou desafios com lesões, ficando sem atuar desde outubro e retornando aos gramados apenas no final de janeiro. “”É rápido, forte e aguerrido. Não é um driblador nato, mas se desmarca bem”, afirmou Pipe.
O melhor para o Bahia
O jogador colombiano sofreu lesões na coxa e no tendão, mas sua participação no campo contra o Nice, pela 19ª rodada do Campeonato Francês, evidenciou seu retorno positivo ao clube.
Quanto às características de jogo, Pipe Sierra destacou que Estupiñán é rápido, forte e aguerrido, apesar de não ser um driblador nato, mas eficiente em se desmarcar. Presume ressaltou os atributos físicos do atacante, destacando sua agressividade, força no jogo aéreo e capacidade de finalização.
O ex-auxiliar técnico do Bahia acredita que Estupiñán, que teve sucesso no Hull City e enfrentou dificuldades no Metz, tem potencial para triunfar no Esquadrão de Aço. A possível contratação se alinha ao perfil de reforços buscados pelo Bahia para a temporada, e Nuno Presume destaca a humildade e adaptabilidade do jogador, sugerindo que ele pode ser um sucesso no clube baiano.
“Acho que se enquadra nas contratações que o Bahia fez para essa temporada. Ele foi muito bem no Hull City. Esse ano não estava muito bem no Metz, mas acredito que ele tem tudo para triunfar no Bahia. Para além dessas características, é um grande profissional, muito humilde. Se integra bem em qualquer grupo, adapta-se muito bem. Por isso acho que vai ter muito sucesso”, disse o ex-auxiliar técnico do tricolor.