Nesta terça (10), o Corinthians anunciou a compra de Yuri Alberto em definitivo junto ao Zenit, assinando um novo vínculo com o atleta válido até o fim de 2027. Para concretizar a transferência, a diretoria alvinegra cedeu o zagueiro Robert Renan e o volante Du Queiroz ao clube russo. Gustavo Mantuan, por sua vez, está emprestado ao time europeu desde junho do ano passado. Entretanto, uma ‘bomba’ sobre o meia-atacante surpreendeu a Fiel Torcida na web.

Tudo começou em 2022, quando Mantuan, assim como o goleiro Ivan, foi cedido ao Zenit no negócio pelo centroavante, que, a princípio, tinha contrato até junho deste ano. Com as boas atuações do atacante, o Corinthians decidiu comprar Yuri Alberto, sendo que o meia-atacante chegou a ser oferecido aos russos como parte do negócio. Caso os europeus desejem manter o jogador de 21 anos em definitivo, terão que desembolsar €10 milhões (cerca de R$55 milhões).

Contudo, o Zenit não envolveu Gustavo Mantuan na transferência de Yuri Alberto, ficando com a prioridade na compra de Pedro, Cria do Terrão de 16 anos. Mesmo assim, de acordo com os jornalistas Raul Moura e Thiago Fernandes, da Goal, o Timão vai ficar com apenas 30% dos direitos econômicos do meia-atacante, independentemente se se o atleta ficar no clube russo ou voltar ao Parque São Jorge. Tal decisão desagradou torcedores alvinegros.

Nas redes sociais, internautas reclamaram da baixa porcentagem de Mantuan que ficou com o Corinthians: “Fazer negociação com o Corinthians deve ser uma delícia, só faltou ceder o nome do CT pra eles (Zenit)”, postou um torcedor no Twitter. Vale lembrar que o meia-atacante deve voltar ao Timão no meio de 2023, enquanto Robert Renan vai para Rússia de forma imediata e Du Queiroz só na metade da temporada. A diretoria alvinegra adquiriu 50% dos direitos econômicos de Yuri.