Reforço para a base
O Flamengo continua sua política de investimento na formação de jovens talentos, especialmente no mercado sul-americano. Recentemente, o clube carioca acertou a contratação do meia Joan Orellana, de 18 anos, vindo do Universidad Católica, do Chile. A informação foi revelada pelo youtuber ‘FlaZoeiro’.
Apelidado de “novo Frenkie De Jong”, o garoto é considerado uma promessa do futebol chileno e chega ao Rio de Janeiro para integrar, inicialmente, as categorias de base do Rubro-Negro carioca.
Além de Orellana, o Fla também assegurou a contratação do volante peruano Adriano Nicolas, de 17 anos, do Allianza Lima, do Peru. Com um perfil de jogador versátil e técnico, o jovem tem se destacado nas categorias de base da seleção peruana e chega ao Mengão com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do meio-campo da equipe sub-20.
Ambos os jogadores chegam ao clube por empréstimo de um ano, com opção de compra ao término do contrato. Enquanto Orellana já desembarcou no Rio de Janeiro e passou por exames médicos, Nicolas só poderá se apresentar em março, quando completar 18 anos de idade.
Saída de peças importantes
Se por um lado a base vem ganhando novos jogadores, o elenco principal rubro-negro perdeu recentemente uma peça importante. Matheuzinho se despediu do clube e assinou com o Corinthians até 2028.
Joan Orellana foi cedido pela Universidad Católica ao Flamengo – Foto: reprodução/Twitter
Em suas redes sociais, o lateral-direito publicou um texto de despedida para a torcida do Flamengo. Foram cinco temporadas na Gávea, conquistando diversos títulos importantes, como uma Libertadores e um Campeonato Brasileiro.
“Agradeço por todo o carinho e também pelas cobranças. Saibam que todas as vezes que vesti as cores do CRF , fiz de tudo pra honrar a história e tamanho do MAIOR DO RIO. (…) Espero que torçam por mim nessa nova etapa. CHEGOU A HORA DO CRIA VOAR”, escreveu Matheuzinho.
Para acertar com o atleta, a diretoria do Timão desembolsou 4 milhões de euros (cerca de R$ 21,3 milhões na cotação atual) por 60% dos direitos econômicos. O jogador já treina com o elenco alvinegro e deve estrear em breve.
Leia mais: Flamengo é preterido em possível final do Cariocão e Tite é questionado
E Thiago Maia? Fica?
Peça importante do elenco do Flamengo desde sua chegada em 2020, Thiago Maia está próximo de deixar o clube carioca. Na última quarta-feira, ele ficou fora da viagem da equipe para Aracaju, indicando um possível desfecho nas negociações entre Flamengo e Internacional.
Os clubes negociam a transferência desde dezembro, e apesar de um impasse anterior, voltaram a se aproximar de um acordo. Inicialmente, a diferença entre as propostas dos clubes, aproximadamente 1 milhão de euros, travou a transferência de Thiago Maia.
Porém, o Colorado, comandado pelo técnico Eduardo Coudet, insistiu na contratação e apresentou uma nova proposta. O rubro-negro, por sua vez, pede 4 milhões de euros pelo jogador, além de manter um percentual dos direitos econômicos.
O Internacional tem pressa para fechar o negócio, visando contar com o reforço ainda no Gauchão. O prazo de inscrição de jogadores no estadual do Rio Grande do Sul termina nesta sexta-feira, embora os dirigentes colorados deixem aberta a possibilidade de finalizar a transferência até 7 de março, quando fecha a janela nacional.