Após garantir o acesso à Série A do Brasil e eleger Alberto Guerra como novo presidente, o Grêmio tem aproveitado o período de Copa do Mundo para colocar o planejamento para a próxima temporada em prática, tendo inclusive garantido a permanência de Renato Portaluppi. E o técnico espera receber reforços para 2023 em breve, como Felipe Carballo. O negócio do Tricolor pelo volante uruguaio sofreu uma reviravolta nesta quinta (1) que pegou a torcida de surpresa.

Isso porque, segundo o GE, avançou nas negociações com o Nacional para trazer Carballo, cujas conversas incluíram cenários diferentes e que pudessem ser cumpridos para a concretização da transferência. Agora, resta à diretoria tricolor formalizar uma nova proposta, que pode ter ajuda de investidores. Carballo, por sua vez, também interessa ao León, do México, mas o projeto que mais agradou o uruguaio foi o do Tricolor.

Mesmo assim, a negociação pelo volante não deve ser fácil, já que o Nacional não gostou da primeira oferta do Grêmio, tendo inclusive discussões nos últimos dias para debater ajustes na oferta, como valores a serem pagos a partir de metas estabelecidas. Vale lembrar que a situação financeira do Tricolor tem sido um empecilho para contratar Felipe Carballo, sendo que torcedores procuraram a diretoria para ajudar com investimentos para viabilizar a chegada do volante.

Carballo tem sido um dos destaques do futebol sul-americano, apresentando boas atuações no Campeonato Uruguaio, onde marcou quatro gols, e na Copa Libertadores, tendo atuado em cinco jogos, todos como titular, com uma assistência concedida, além de uma média de 1,8 interceptações por partida. Enquanto o Grêmio tenta concretizar a contratação do volante, a diretoria tricolor também vasculha o mercado em busca de reforços para a volta à elite do futebol brasileiro.