Após eleger Alberto Guerra como novo presidente, o Grêmio não perdeu tempo no mercado ao anunciar, nesta segunda (21), a renovação do contrato de Renato até o final de 2023. Agora, a diretoria tricolor trabalha nos bastidores para contratar novas peças para o retorno à Série do Brasileiro, vasculhando o mercado sul-americano em busca de opções. E o Imortal prepara um chapéu histórico no presidente do Santos para contratar um reforço ‘acima da média’.

Isso porque, segundo o UOL Esporte, o Grêmio avançou na contratação de Franco Cristaldo, do Huracán, que foi o grande destaque do último Campeonato Argentino. Nos últimos dias, a diretoria tricolor se aproximou de um acerto com o meia de 26 anos, pois planeja pagar uma entrada e dividir o restante do valor de R$20 milhões, que é o preço estipulado pelos argentinos para liberar o jogador, que disputou 90 jogos pela equipe desde 2021, com 23 gols e 17 assistências.

Vale reforçar que, em agosto, o Santos quase contratou Cristaldo, mas burocracias na hora de selar o negócio impediram o acerto. Para se ter uma noção, o meia já estava planejando uma mudança para o Brasil e chegou a ligar chorando para Andres Rueda, numa tentativa de convencer o presidente alvinegro a resolver os trâmites da transferência. Como isso não aconteceu, o Imortal aproveitou a ‘brecha’ para negociar melhores condições com o Huracán pelo jogador de 26 anos.

O Santos chegou a fazer uma nova proposta aos argentinos recentemente, mas a entrada oferecida por Franco Cristaldo foi considerada ‘pequena’: “O Grêmio está melhor posicionado”, disse Gustavo Mendelovich, vice-presidente do Huracán. Com caminho livre para acertar a contratação do meia, agora a diretoria do Tricolor mira o lateral-direito Rodinei (de saída do Flamengo), o lateral-esquerdo Reinaldo (ex-São Paulo), o meia Felipe Carballo (Nacional-URU) e o atacante Michael (do Al-Hilal).