Após garantir o acesso à Série A do Brasileiro, o Grêmio tem aproveitado o período de Copa do Mundo para colocar o planejamento para a próxima temporada em prática, incluindo a montagem do elenco de Renato Portaluppi. Com quatro reforços anunciados até o momento, a diretoria tricolor tem sido questionada sobre um possível retorno de Ramiro. Contudo, nesta quarta (14), o volante ‘ficou a detalhes’ de assinar com um rival brasileiro, cuja bomba repercutiu no Imortal.

Isso porque, segundo o GE, o Cruzeiro abriu conversas para contratar Ramiro, que está livre no mercado desde que deixou o Corinthians, que decidiu não renovar o vínculo do atleta. Há a expectativa de um desfecho positivo nas negociações, porém, o volante terá que se adequar à realidade financeira da Raposa, já que os mineiros não pretendem pagar o mesmo salário que o jogador de 29 anos vinha recebendo no Timão, clube que defendia desde 2019.

Contratado em 2013, Ramiro viveu altos e baixos no Grêmio: após sofrer com frequentes lesões, o volante se tornou uma das peças fundamentais de Renato no ciclo que rendeu os títulos da Copa do Brasil (2016), da Libertadores (2017), além da Recopa Sul-Americana e do Gauchão (ambos em 2018). Ao todo, disputou 254 jogos pelo Tricolor e marcou 23 gols, e acabou sendo liberado ao Corinthians para evitar um pagamento de até R$30 milhões ao empresário Giuliano Bertolucci.

Recentemente, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Calefi, respondeu se havia o interesse em trazer Ramiro de volta para 2023: “Em relação ao Ramiro, a gente tem o máximo respeito ao jogador, ele dispensa comentários. Não temos tratativas com ele”, declarou o dirigente em coletiva. O Imortal, por sua vez, já anunciou as chegadas do zagueiro Bruno Uvini, do lateral-esquerdo Reinaldo, do volante Pepê e do meia-atacante Everton Galdino.