Campeão paulista, brasileiro e da Recopa Sul-Americana, o Palmeiras fecha 2022 com planos de voltar a conquistar a Libertadores na próxima temporada. Para isso, Abel Ferreira precisará lidar com a ausência de Gustavo Scarpa, um dos principais destaques alviverdes no ano, que assinou um pré-contrato com o Nottingham Forest e está de saída rumo à Inglaterra. E o meia vazou bastidores da negociação com o Verdão, cuja ‘bomba’ surpreendeu a torcida.

Em entrevista ao podcast Fala, Brasólho!, Scarpa admitiu que o Palmeiras insistiu ao tentar sua renovação ao longo da temporada, cujo vínculo termina no final de dezembro, tendo dificuldades em recusar as propostas financeiras: “Me chamaram umas duas, três vezes (para negociar), e na última foi difícil de recusar, de grana (risos). É que entra naquela de experiência (na Europa). Espero que valha a pena, porque olha… (risos)”, declarou o meia.

Há cinco temporadas no Verdão, Gustavo Scarpa viveu altos e baixos com a camisa alviverde, principalmente quando atuava improvisado na ponta esquerda, mas acabou crescendo de produção principalmente após a lesão de Raphael Veiga, quando começou a atuar em sua função de origem. Em 2022, o meia do Palmeiras foi eleito o craque do Brasileirão, terminando o ano como o grande garçom do campeonato, com 12 assistências, além de sete gols marcados.

Multicampeão pelo Palmeiras, Leila Pereira e diretoria não pouparam esforços para renovar com Scarpa, mas o jogador de 28 anos tinha o sonho de atuar no Velho Continente. Em julho, faltando seis meses para acabar seu vínculo com o Verdão, o meia aceitou o pré-contrato do Nottingham Forest, onde deve se apresentar em janeiro. Apesar do acerto com o futebol exterior, o camisa 14 continuou sendo escalado por Abel, já que seu rendimento dentro de campo não foi afetado.