O Santos vive um momento de instabilidade na temporada, já que após a derrota para o Ceará por 2 a 1, no último sábado (10), fora de casa, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, Lisca deixou o comando técnico. Por conta disso, a diretoria alvinegra voltou suas atenções ao mercado para encontrar um substituto enquanto também procura por um novo gerente de futebol. E quem apareceu como forte candidato ao cargo no Peixe foi Vanderlei Luxemburgo.

O técnico foi procurado para, inicialmente, assumir somente a função de dirigente, e não para treinar a equipe, como fez durante toda sua carreira. Luxemburgo, por sua vez, gostou da ideia de aceitar um novo papel, mas impôs uma condição para voltar ao Santos: continuar na área técnica. Segundo o portal “Lance!”, Luxa sugeriu assumir o comando técnico do Peixe até o final da temporada, para, a partir de 2023, comandar o departamento de futebol.

Ao mesmo tempo, Vanderlei Luxemburgo também trabalharia na montagem do elenco para o próximo ano, além de escolher o novo técnico. Vale lembrar que o técnico já passou pelo Santos em quatro oportunidades, onde foi campeão do Torneio Rio-São Paulo, em 1996, e comandou Robinho, Diego, Elano e companhia no título do Brasileirão em 2004. Vale lembrar que, em sua última experiência à frente do Peixe, em 2009, Luxa teve um aproveitamento de 46,6% em 25 jogos.

Diante da possibilidade de ter Vanderlei Luxemburgo como técnico até o final de 2022, o Santos ainda prefere procurar por outras oportunidades no mercado. A tendência é que Andres Rueda, presidente alvinegro, realize uma reunião em breve para entender o verdadeiro objetivo de Luxa, insistindo para que ele aceite o cargo na gerência. Em meio a esse cenário, o Peixe enfrenta o Palmeiras no próximo domingo (18), às 18h30, fora de casa, pela 27ª rodada da Série A.