Momento delicado no estadual
O Palmeiras chega à penúltima rodada do Campeonato Paulista fora da zona de classificação, com grandes chances de não avançar às quartas de final. Com 17 pontos ganhos, o Verdão vê a Ponte Preta com 19 e o São Bernardo com 22 pontos.
Isso significa que a equipe precisa vencer seus jogos e ainda torcer por tropeços dos adversários no Grupo D para continuar na competição. A pressão para reagir no estadual é grande, e a frustração se soma ao cenário, já que o clube havia projetado um início de ano mais tranquilo com reforços de peso.
Frustrações do Palmeiras na busca por reforços
A expectativa do Palmeiras para o início de 2025 era realizar uma janela de contratações mais agressiva, mas o mercado se mostrou desafiador. O clube tentou trazer jogadores de grande nome, como Andreas Pereira e Claudinho, mas ambas as negociações não se concretizaram.
A presidente Leila Pereira se mostrou claramente frustrada com o desenrolar das negociações e fez críticas contundentes ao mercado do futebol brasileiro, especialmente no que tange à falta de compromisso entre clubes e jogadores. “Eu até me arrependo de ter falado nomes no passado, porque eu sou uma pessoa sincera, muito objetiva, muito clara, e às vezes essa minha clareza me prejudica. Quando eu dou minha palavra, cumpro, e atletas que eu achei realmente que estivessem fechados com o Palmeiras, mas era verbalmente. Se fecha com você verbalmente…”.
O caso de Claudinho, que quase foi confirmado no Palmeiras, foi um dos exemplos mais frustrantes para a presidente. “Quando você fecha, o contrato não está ali do seu lado para você assinar na hora. Você fecha primeiro verbalmente e depois você elabora o contrato. Gente, não é possível que em dois dias uma palavra não valha absolutamente nada. Eu nos meus negócios se eu fecho verbalmente está fechado, aí vai se preparar toda documentação para assinar o contrato”, explicou Leila em entrevista ao GE.
Para ela, a falta de seriedade nas negociações é uma questão séria no futebol. “Então essa conversa de que o atleta tem direito de mudar de ideia… Não tem. Se fechou verbalmente, a palavra tem que valer. Na minha vida a palavra vale, e no futebol o Palmeiras vai sempre honrar a palavra. Se eu fechei, o Palmeiras fechou, eu vou honrar. Mas isso não acontece às vezes com outros clubes.”
Alternativas do Verdão no mercado
Com as frustrações no mercado, o Palmeiras se viu forçado a buscar alternativas como Emiliano Martínez e Bruno Fuchs que foram contratados para reforçar o elenco, além disso, o clube está em fase final de negociação com o zagueiro Micael, do Houston Dynamo. Leila seguiu reafirmando o compromisso do Palmeiras em continuar buscando reforços até o final da janela de transferências, que se encerra em 28 de fevereiro.

PA – BELEM – 13/11/2024 – SELECAO BRASILEIRA, TREINO – Andreas Pereira jogador do Selecao Brasileira durante treino no estadio Mangueirao. Foto: Fernando Torres/AGIF
“Quando você encontra o atleta, o clube não quer liberar, às vezes o atleta não quer voltar para o Brasil, então não é tão simples como o torcedor pensa. Mas eu estou sempre em busca, sim, do melhor para o Palmeiras. Já vieram esse ano quatro nomes que eu acho extremamente importantes que vão ajudar a fortalecer o nosso elenco. Até o fim da janela estaremos lutando bravamente para trazer mais nomes”, disse a presidente.

Veja também
Palmeiras chega em acordo com o Barcelona para contratar Vitor Roque e resta um ‘detalhe’ para fechar
O técnico Abel Ferreira também tem manifestado insatisfação com a falta de profundidade do elenco, reforçando as dificuldades que o time tem enfrentado. Ele revelou já ter enviado nomes para a diretoria e aguarda definições para reforçar o elenco. Além da busca por um camisa 9, o Palmeiras também está atrás de um ponta e de um segundo volante.