Clássico se vence
O São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 1 no clássico deste domingo (26) pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Apesar do triunfo, um dos temas mais comentados no Tricolor é a utilização de jovens jogadores da base no time principal nesta temporada.
O debate ganhou força após o São Paulo conquistar o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo o Corinthians por 3 a 2 de virada na final. O torneio revelou talentos que já despertaram o interesse da torcida, que pede a presença de alguns desses atletas no elenco profissional.
Pediu paciência
Em entrevista coletiva após o clássico no Morumbi, o técnico Zubeldía abordou o assunto. Ele elogiou o desempenho dos jovens, mas pediu paciência para a transição dos garotos ao time principal.
“Pouco a pouco (garotos da base). Ganharam a Copinha. Cavei um pouco a história da Copinha e tem muita importância. Eu tinha quatro ou cinco jogadores para levar para a Flórida, mas os deixei na Copinha. São garotos que estão em formação”, destacou.
Zubeldía fez questão de destacar a disparidade entre o futebol de base e o nível do profissional. Segundo o treinador, o desempenho de um jogador na base não é suficiente para garantir que ele esteja preparado para desafios mais exigentes.
SP – SAO PAULO – 26/01/2025 – PAULISTA 2025, SAO PAULO X CORINTHIANS – Luis Zubeldia tecnico do Sao Paulo durante partida contra o Corinthians no estadio Morumbi pelo campeonato Paulista 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
“É diferente para um lateral, por exemplo, enfrentar o atacante do sub-20 para um Lucas Moura, Dudu ou Depay. Muda totalmente. É preciso de espaço, apesar da repercussão que tem esse tipo de torneio. Fico feliz. Mas tem que ter cabeça fria e ir passo a passo”, completou.
Próximo desafio
Veja também
Neto detona São Paulo e Corinthians e 'sai em defesa' de joias das bases: "Pagaram milhões para James"
Com o resultado sobre o Corinthians, o São Paulo se tornou o líder do grupo C. O time agora se prepara para a partida contra a Portuguesa, nesta quarta-feira (29), às 21h35, pela quinta rodada do Paulistão.