Novo comandante
A Seleção Brasileira tem um novo treinador. Dorival Júnior decidiu aceitar o convite da CBF e acabou deixando o São Paulo para ser o técnico definitivo da equipe canarinho.
O nome do treinador era um dos cotados para substituir Tite, após a Copa do Mundo no Catar, mas a CBF em investir em Carlo Ancelotti e durante o processo teve Ramon Menezes, como interino, em seguida Ednaldo Rodrigues anunciou Ancelotti como definitivo e Fernando Diniz como interino até junho deste ano.
Mas diversas reviravoltas aconteceram nos últimos dias, sendo Ednaldo Rodrigues destituído do posto de presidente da CBF, posteriormente Ancelotti anunciou a renovação com o Real Madrid.
Em meio ao imbróglio, Ednaldo Rodrigues contou com uma decisão do STF para retornar ao seu cargo. De volta, a CBF demitiu Diniz e finalmente ofereceu uma proposta para Dorival, que aceitou, devido ao sonho de comandar a Seleção.
Dorival não é unanimidade?
Apesar de muitos considerarem o nome de Dorival como a melhor opção entre os técnicos no futebol brasileiro, a quem acredite que havia opções melhores para assumir o escrete. Para o comentarista Mano, Dorival não era a melhor opção para o cargo, apesar de considerá-lo um bom treinador. Para Mano, outros dois treinadores se encaixariam melhor na função.
Dorival Junior técnico do São Paulo pelo Campeonato Brasileiro 2023. Foto: Jhony Pinho/AGIF
“O técnico mais competente hoje para assumir a seleção, nada contra o Dorival que é um cara competente também, mas mais que ele é o Abel Ferreira”, opinou durante o Arena SBT.
O comentarista ainda indicou uma segunda opção caso a CBF não obtivesse sucesso com o atual comandante do Palmeiras. José Mourinho deveria ser o plano B.
“Caso ele (Abel Ferreira) não aceitasse, eu iria no Mourinho. Eu acho que o Brasil precisa sim hoje de um técnico estrangeiro, precisa de uma mentalidade diferente do que tá exposto aí durante tanto tempo”, disse.
Leia mais: R$ 13 milhões, confirmado: Savarino é reforço do Botafogo para 2024
Nada contra Dorival
Mano prosseguiu justificando a sua opinião. “Nada contra, repito, Dorival. É um grande treinador sim. Mas eu acho que a Seleção Brasileira hoje precisa respirar novos ares, um pensamento diferente a respeito do futebol.”, continuou.
“Um técnico europeu ele tá praticamente lidando com esses jogadores diariamente. Porque 80, 90% dos jogadores que são convocados hoje atuam no futebol europeu.”, continuou defendendo a contratação de um treinador europeu.
Para Mano, os europeus estão à frente taticamente. “Eu acho que esses caras estão muito mais à frente taticamente do que os técnicos que nós temos aqui no Brasil. Eu optaria por um técnico estrangeiro hoje no comando da seleção”, completou.
Dorival terá seu primeiro compromisso pela Seleção Brasileira em março, quando a equipe canarinho encara um amistoso diante da Inglaterra, em Wembley, no dia 23. No dia 26, é provável que o Brasil enfrente a Espanha.