Copa do Brasil

Relembre sete viradas memoráveis da história da Copa da Brasil

Relembre os grandes momentos e viradas dos times brasileiros na Copa do Brasil

BELO HORIZONTE - MG - 05/11/2014 - Copa do Brasil 2014, Atletico-MG x Flamengo - Luan durante a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil no Mineirao. Foto: Pedro Martins/AGIF
© Pedro Martins/AGIFBELO HORIZONTE - MG - 05/11/2014 - Copa do Brasil 2014, Atletico-MG x Flamengo - Luan durante a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil no Mineirao. Foto: Pedro Martins/AGIF

O futebol é marcado por momentos importantes e históricos, a emoção que toma conta da atmosfera do estádio é única e exclusiva para os amantes. Assim como qualquer competição no esporte, a Copa do Brasil é um dos maiores torneios nacionais, além de ser o mais ‘bem pago’ na atualidade.  Além disso, ele é repleto de viradas históricas ao longo de sua existência. 

Abaixo você verá uma lista com as viradas mais memoráveis da história da competição, aquele famoso ‘teste para cardíaco’, que o torcedor para contar e sabe de tudo que fez e aconteceu naquela noite. Confira! 

7 – ATLÉTICO-MG 3 A 1 FORTALEZA, terceira fase da Copa do Brasil de 2006:

PUBLICIDADE

Em um ano complicado para o Atlético Mineiro, onde a equipe disputava a primeira Série B da sua história, os sinais de que viradas históricas estariam presentes na mística Alvinegra já era evidente. No primeiro jogo, em pleno Mineirão, o Fortaleza venceu por 2 a 0, o resultado foi ruim para os donos da casa. 

Com isso, a decisão seria no Castelão, casa do Leão. A reação Alvinegra veio, aos 23 minutos Danilinho marcou o primeiro, de pênalti Marinho ampliou o placar. O balde de água fria, FInazzi marcou para os donos da casa, mas Zé Antônio garantiu a vaga para o Galo, em um gol de falta. Com o resultado, o Atlético se classificou para a próxima fase. 

PUBLICIDADE

6 – CORINTHIANS 5 A 1 CIANORNTE, segunda fase da Copa do Brasil de 2005:

Na primeira partida daquele ano, o Corinthians tinha perdido por um placar de 3 a O Cianorte estava longe de ser um time de expressão como o Corinthians, o placar pegou todos de surpresa, pois a equipe paulista era a favorita em todas as circunstâncias. Os gols da equipe Paranaense foram marcados por Édson Santos e dois de Márcio Machado.

O primeiro jogo foi no Paraná, no jogo de volta, no Pacaembu em São Paulo, diante da torcida corinthiana a chave foi virada, nesse caso literalmente. O Corinthians saiu na frente com um gol marcado por Gustavo Nery, mas logo em seguida viu Édson deixar tudo igual. No final do primeiro tempo, Roger marcou o gol da virada. 

Na segunda etapa, Roger marcou mais uma vez e Tévez também marcou dois gols, consagrando a vitória e a virada histórica do time Alvinegro. Sendo assim, o Corinthians avançou para a próxima fase da Copa do Brasil. 

PUBLICIDADE

5 – FLAMENGO 3 A 0 CORITIBA, oitavas de final da Copa de Brasil de 2014: 

RIO DE JANEIRO – RJ – 03/09/2014 – COPA DO BRASIL 2014/ FLAMENGO X CORITIBA,  Alecsandro do Flamengo durante partida contra o Coritiba pela Copa do Brasil 2014 no Maracana. Foto: Pedro Martins/AGIF

RIO DE JANEIRO – RJ – 03/09/2014 – COPA DO BRASIL 2014/ FLAMENGO X CORITIBA, Alecsandro do Flamengo durante partida contra o Coritiba pela Copa do Brasil 2014 no Maracana. Foto: Pedro Martins/AGIF

No primeiro jogo no Paraná, o Flamengo era comandado por Vanderlei Luxemburgo e priorizava o Campeonato Brasileiro. De cara tomou 3 a 0, os gols do Coritiba foram marcados por Leandro Almeida, Luiz Antônio e Zé Love de pênalti.  No jogo de volta, a torcida flamenguista fez sua parte como sempre e presenciou uma das viradas mais emblemáticas da Copa do Brasil. 

PUBLICIDADE

Com dois pênaltis assinalados, Alecsandro converteu as duas vezes e ajudou o Rubro-Negro, além dele, Eduardo da Silva marcou o último gol no tempo normal, o que levou a decisão para os pênaltis. Na batida dos penais, o placar terminou 3 a 2, com direito ao goleiro Paulo Victor pegando uma das cobranças. Com o resultado final, o Fla se garantiu na próxima fase da competição. 

4 – SANTOS 4 A 2 FLAMENGO, quartas de final da Copa do Brasil de 2017:

SP – Sao Paulo – 26/07/2017 – Copa do Brasil – Santos X Flamengo – Bruno Henrique do Santos comemora seu gol durante partida de volta da fase quartas-de-final no Estadio Vila Belmiro. Foto: Ale Cabral/AGIF

SP – Sao Paulo – 26/07/2017 – Copa do Brasil – Santos X Flamengo – Bruno Henrique do Santos comemora seu gol durante partida de volta da fase quartas-de-final no Estadio Vila Belmiro. Foto: Ale Cabral/AGIF

PUBLICIDADE

Na primeira partida, o Alvinegro da Baixada perdeu a partida por 2 a 0 para os cariocas. O Santos iria decidir na emblemática Vila Belmiro diante de sua torcida.  Logo de cara, os flamenguistas abriram o placar e consequentemente ampliaram a vantagem para cima dos santistas, após o ex-Menino da Vila, Diego dar um passe para o Berrío, que não desperdiçou e abriu o placar. 

Para passar para a próxima fase, naquela altura do campeonato o Santos precisaria vencer por 4 a 1, a equipe foi para cima para correr atrás do prejuízo. Aos 33 inutos, Bruno Henrique, que atualmente joga no Rubro-Negro, abriu o placar para o time da Vila. O segundo gol quase veio pouco tempo depois, após Réver derrubar Bruno Henrique na área,  Vuaden assinar pênalti, mas voltar atrás após a pressão dos flamenguistas, a decisão do penal não marcado causou ira nos santistas.

Mesmo precisando vencer, outro balde de água fria veio na cabeça do Santos, Everton marcou mais um gol para o Flamengo. Mesmo ‘abalado’, o Peixe foi para cima e sete minutos depois, Copete marcou de cabeça e para finalizar, Victor Ferraz marcou o gol da vitória santista. Mesmo entrando para a lista de viradas históricas, quem acabou indo para a próxima fase foi o Flamengo. 

PUBLICIDADE

3 –  ATLÉTICO-MG 4 A 1 CORINTHIANS, quartas de final da Copa do Brasil de 2014:

BELO HORIZONTE – MG – 15/10/2014 – COPA DO BRASIL 2014 –  ATLETICO-MG x CORINTHIANS – Guerreiro do Corinthias em  disputa de lance durante partida contra o Atletico-MG pela Copa do Brasil 2014 no estadio Mineirão

BELO HORIZONTE – MG – 15/10/2014 – COPA DO BRASIL 2014 – ATLETICO-MG x CORINTHIANS – Guerreiro do Corinthias em disputa de lance durante partida contra o Atletico-MG pela Copa do Brasil 2014 no estadio Mineirão

O Atlético já vinha com o histórico de viradas históricas desde 2013, na campanha épica da Copa Libertadores, onde se sagrou campeão. Naquele ano, mais uma vez, a equipe mostrou que tudo na vida do atleticano tinha que ser com mais emoção. No primeiro jogo em São Paulo, o Corinthians venceu por 2 a 0, com gols de Guerrero e Luciano. 

PUBLICIDADE

A grande decisão seria diante da Massa, no Mineirão. O Canto do “Eu acredito” novamente era entoado no estádio, precisando da vitória a equipe comandada por Levir Culpi na época foi para cima, mas quem acabou ganhando a melhor foi o Timão. Aos 4 minutos do primeiro tempo, a estrela de Guerrero novamente brilhou e marcou, aumentando ainda mais as vantagens dos paulistas.

Mas o Galo não desistiu, apesar de muita gente dizer que “um raio não caí duas vezes no mesmo lugar”, a equipe mostrou que tudo é diferenciado quando se crê. Com dois gols de Guilherme, um de Luan e um de Edcarlos, a virada veio, de forma única, a equipe carimbou sua passagem para a próxima fase da competição.  

PUBLICIDADE

2 – PALMEIRAS 4 A 2 FLAMENGO, quartas de final da Copa do Brasil de 1999:

Na primeira partida daquele ano, o Flamengo venceu por 2 a 1, em pleno Maracanã. Com isso, o Palmeiras teria que decidir em casa no antigo Parque Antárctica e atual Allianz Parque.  O Alviverde viu Rodrigo Mendes deixar o adversário no placar, Oseas empatou logo em seguida, porém novamente Mendes marcou para os flamenguistas.  

O Verdão precisava de 3 gols e eles vieram, com Júnior, logo após o gol de Mendes. Euller, o Filho do Vento entrou na partida e mudou o percurso da situação e marcou os dois gols que estavam faltando para os palmeirenses. Com o resultado, o Palmeiras conquistou uma das maiores viradas da história da competição e se classificou para a próxima fase. 

PUBLICIDADE

1- ATLÉTICO-MG 4 A 1 FLAMENGO, semi da Copa do Brasil de 2014:

BELO HORIZONTE – MG – 05/11/2014 – Copa do Brasil 2014, Atletico-MG x Flamengo – durante a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil no Mineirao. Foto: Pedro Martins/AGIF

BELO HORIZONTE – MG – 05/11/2014 – Copa do Brasil 2014, Atletico-MG x Flamengo – durante a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil no Mineirao. Foto: Pedro Martins/AGIF

Campeão daquela edição, após passar de forma histórica pelo Corinthians, o Atlético novamente protagonizou mais uma virada histórica, dessa vez para cima do Flamengo. O roteiro se repetiu mais uma vez: o Flamengo venceu por 2 a 0, em pleno Maracanã. O jogo de volta seria decidido no Mineirão e de forma inacreditável, mais uma vez o adversário marcou de ‘cara’.  

Com o placar do jogo contra o Corinthians se repetindo, já era dito que era impossível repetir o mesmo placar. Mas o Atlético mais uma vez provou que essa palavra não existe em seu vocabulário. O empate veio através do gol de Carlos, Maicosuel marcou o gol da virada e a dupla Dátolo e Luan fizeram os gols que garantiram a vitória e classificação do Galo para a próxima fase da competição. 

PUBLICIDADE

Matéria produzida por Eduarda Moreira.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Luxemburgo 'ferve' no Corinthians após declaração sobre Copa do Brasil
Times

Luxemburgo 'ferve' no Corinthians após declaração sobre Copa do Brasil

Informação sobre Marcos Braz chega voando e clima esquenta no Flamengo
Times

Informação sobre Marcos Braz chega voando e clima esquenta no Flamengo

Braz dá detalhes do Flamengo contra o Atlético-MG
Times

Braz dá detalhes do Flamengo contra o Atlético-MG

Ex-Flamengo manda 'recado' para Filipe Luís antes de decisão
Campeonatos Nacionais

Ex-Flamengo manda 'recado' para Filipe Luís antes de decisão

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Conteúdo Comercial Aplicam-se os Termos e Condições

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo