Antes mesmo de ser anunciado como candidato favorito ao cargo de diretor de futebol do Barcelona, Anderson Luís de Souza, mais conhecido como Deco, já assume uma das missões mais importantes do clube catalão: equilibrar as finanças para um possível retorno de Lionel Messi.

No entanto, segundo informações divulgadas pelo portal da ESPN Brasil, o atual executivo que ocupa o cargo, Mateu Alemany, deve permanecer no posto que seria ocupado por Deco para a próxima temporada de 2023. Alemany até chegou a anunciar sua saída do Barça e, de acordo com a ESPN, o empresário teria recebido uma proposta bastante tentadora para deixar o clube.

Fontes relacionadas à ESPN disseram que a atual liderança do departamento esportivo da equipe blaugrana teria recebido uma proposta “boa demais” para assumir o mesmo posto que ocupa no clube espanhol, porém pelo Aston Villa (clube inglês da Premier League). Com essa notícia, o futuro financeiro do Barcelona poderá ter o auxílio de Alemany por mais tempo.

O empresário é considerado o ‘Mago do Mercado da Bola’ e está vinculado à equipe catalã desde 2021, ano em que Joan Laporta assumiu a presidência do Barça. Lewandowski, Raphinha (agenciado por Deco) e Koundé foram jogadores que chegaram segundo mediações de Mateu Alemany.

Ao que tudo indica, enquanto Alemany administra as finanças do Barcelona, com negociações milionárias envolvendo atletas, o clube pretende que Deco seja peça fundamental para auxiliar o gestor na questão esportiva, com a ‘expertise’ de alguém que conhece pessoalmente um dos maiores jogadores da atualidade. Especialista em fair play financeiro da La Liga, Deco e Alemany terão a difícil tarefa de angariar uma quantia aproximada de 800 milhões de reais (150 milhões de euros) para poder trazer reforços, registrar novos contratos e organizar as situações burocráticas de atletas que já fazem parte do plantel do clube.