Os últimos acontecimentos do mês de Maio foram bastante intensos devido aos inquéritos realizados pelo Ministério Público de Goiás, o qual orquestrou as investigações que denunciaram esquemas de apostas esportivas. Jogadores de diversos clubes da Série A estiveram envolvidos nesse processo que paralisou o mundo da bola.
Após a repercussão dos inquéritos da Operação Penalidade Máxima, a qual condenou o ex-zagueiro do Santos , Eduardo Bauermann, os casos envolvendo manipulações de resultado esportivo foram parar na esfera parlamentar. E, assim, foi criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), denominada CPI da Manipulação de Resultados.
Ainda no mês de Maio, um dos jogadores convocados a depor foi o lateral-direito Gabriel Menino, do Palmeiras. A solicitação surgiu através do deputado Luciano Vieira (PL/RJ) e surpreendeu os torcedores palestrinos na web. Ainda que tenha sido solicitado a depor, não houve provas de envolvimento do atleta em nenhum esquema.
Nesta semana, outra solicitação da CPI da Manipulação de Resultados chocou a internet. Desta vez, ao invés de uma intimação, um dos parlamentares realizou um convite à figura do técnico alviverde Abel Ferreira. A informação apurada pelo Metrópoles e pelo Lance! divulgou que o treinador português recebeu o pedido através do deputado Danilo Forte (União/CE).
Por se tratar de um convite, cabe ao próprio comandante técnico a decisão de comparecer ou não nas sessões da CPI para depor. De acordo com o Lance!, um dos motivos das solicitações envolverem tanto Menino quanto Abel diz respeito às duas partidas pelas quais o nome do clube teria aparecido nas listas de confrontos suspeitos pela investigação. Ainda assim, é válido afirmar que nenhum funcionário do clube, seja do elenco de atletas, como da comissão técnica, está envolvido em esquemas de manipulação até o momento.