Embora esteja longe dos gramados se recuperando de uma grave lesão no joelho esquerdo, Paulinho não cogita se aposentar tão cedo. Atualmente com 34 anos, o volante já está mirando o seu retorno ao Corinthians na próxima temporada. Mas enquanto realiza as sessões diárias de fisioterapia devido a cirurgia realizada em maio, decidiu se matricular em um curso de liderança e gestão do futebol oferecido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Mauro Silva, tetracampeão mundial com a Seleção em 1994, hoje vice-presidente da Federação Paulista e um dos idealizadores do curso, comentou sobre a importância dos jogadores se prepararem para a vida após pendurar as chuteiras. “O jogador encerra a carreira com 40 anos ou até menos, mas vai viver até os 90. E o que ele vai fazer dos 40 aos 90? Os boletos continuam chegando, por mais que tenha ganho muito dinheiro, é importante esses atletas contribuírem com o desenvolvimento da indústria do futebol. Os atletas olhavam muito sempre a área técnica, não olhavam as federações, confederações”, afirmou.
Antes de realizar o curso da Federação Paulista ministrado essa semana, Paulinho já havia se interessado pelo curso de Negócios do Entretenimento, Mídia e Esportes, oferecido pela conceituada “Harvard Business School”, dos Estados Unidos. “Para mim, é um privilégio e uma honra estar aqui. É sempre bom aprender, mesmo eu que estou atuando ainda, sou atleta profissional, pretendo jogar mais alguns anos. Mas acho que devido à minha lesão também, é um momento para aprender um pouco mais de gestão, de ter ideias também”, afirmou em entrevista ao site da FPF.
Leia mais:
Essa é a segunda edição do curso “Master – Liderança e Gestão Sistêmica do Futebol” organizado pela Federação Paulista em parceria com a Universidade de Futebol e a colaboração de LaLiga Business School, da Espanha. As palestras são voltadas apenas aos profissionais que já atuam no futebol.