Moral elevada

O Botafogo deu um verdadeiro baile e goleou o Peñarol por 5 a 0 no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América, garantindo uma ampla vantagem para a decisão no Uruguai. O aurinegro precisa, no mínimo, vencer pela mesma diferença no placar para empurrar a decisão para os pênaltis.

A diferença é significativa, e com isso, o Glorioso tornou praticamente impossível para o Peñarol reverter o placar. Além disso, o clube carioca pode ter não apenas encaminhado a classificação para a grande final da Libertadores, como também ganho moral para a disputa de outro título: o do Brasileirão Betano.

De acordo com a análise da colunista Alicia Klein, a goleada sobre o Peñarol deixou o Botafogo mais próximo do título do Brasileirão. Vale lembrar que, atualmente, a equipe é a líder da competição nacional com 61 pontos, um a mais que o Palmeiras, seu perseguidor mais próximo.

Devido aos resultados obtidos pelo alviverde paulista sob o comando de Abel Ferreira, há quem aponte o Verdão como favorito ao título do Campeonato Brasileiro, mas Alicia Klein acredita que o resultado diante do Peñarol deixa o time carioca mais próximo de dois títulos.

“Esse 5 x 0 deixou a Conmebol desesperada e o Botafogo mais perto dos dois títulos. Tem uma contribuição inclusive para a briga no Campeonato Brasileiro, por ter essa tranquilidade construída com maestria ontem no Nilton Santos. É o grande bônus desse resultado do Botafogo.”, avaliou durante o UOL News Esporte.

Como fica a situação no Brasileirão?

A colunista ainda indicou que o técnico Artur Jorge pode optar por um time misto no jogo de volta contra o Peñarol e, assim, focar as energias na disputa do Brasileirão. “Não só avançou muito no seu sonho de chegar à final da Libertadores, como pode se dar o luxo agora de deixar alguns jogadores no banco no segundo jogo e poder olhar mais para o Campeonato Brasileiro.”, avaliou.

Luiz Henrique jogador do Botafogo chuta para marcar seu gol durante partida contra o Peñarol no estádio Engenhão pelo campeonato Copa Libertadores 2024. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Luiz Henrique jogador do Botafogo chuta para marcar seu gol durante partida contra o Peñarol no estádio Engenhão pelo campeonato Copa Libertadores 2024. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Klein ainda apontou que o confronto direto contra o Palmeiras pode definir o campeão do Brasileirão. “O Botafogo tem duas decisões paralelamente, e fica a dúvida em relação ao jogo com o Palmeiras, que pode definir o Campeonato Brasileiro e está marcado para um dia depois da final da Libertadores.”

O jogo de volta contra o Peñarol pela Libertadores está marcado para a próxima quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no Estadio Campeón del Siglo, no Uruguai. Antes disso, no entanto, a equipe volta a campo neste sábado (26), para encarar o RB Bragantino, às 19h (horário de Brasília), pelo Brasileirão Betano, e pode voltar a ampliar sua vantagem na liderança da competição nacional.