Na 6ª posição do Campeonato Brasileiro com 55 pontos em 37 rodadas, o Athletico depende apenas de si para garantir vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Por isso, a diretoria rubro-negra já começa a traçar o planejamento para 2023, já que a equipe disputou quatro campeonatos. Entre eles, o Paranaense representou uma mudança para o Furacão, que deixou o time de aspirantes ‘no passado’, cuja tabela do estadual vazou para a torcida na web.

Com o início do Campeonato Paranaense marcado para o dia 14 de janeiro, o Athletico estreia na competição contra o Rio Branco, fora de casa. O estadual de 2023 seguirá o mesmo modelo dos últimos três anos, que consiste em um turno único seguido de uma fase mata-mata até a final, cujo título será disputado nos dias 2 e 9 de abril. Entretanto, diferente do que aconteceu na última década, o Furacão utilizará sua equipe principal no torneio.

Isso porque, como noticiado inicialmente pelo Canal Monique Vilela, a diretoria não quer que o grupo fique inativo por muito tempo, pois esta temporada termina já neste final de semana devido à Copa do Mundo. Como o regulamento do Paranaense permite a inscrição de 35 atletas, sendo que apenas cinco mudanças são aceitas antes da fase mata-mata, o Athletico deixará a formação alternativa de lado para começar com força total no torneio.

Tal decisão também é explicada pelo fraco desempenho do Furacão no estadual de 2022, que oscilou nas primeiras rodadas da competição e acabou demitindo o então técnico dos aspirantes. No mata-mata, a equipe rubro-negra foi eliminada pelo rival Coritiba, que acabou levantando o título do Paranaense. Aliás, o primeiro Athletiba do ano também já tem data marcada, já que o Athletico enfrenta o Coritiba no dia 5 de fevereiro (domingo), às 18h30, na Arena da Baixada, pela 5ª rodada.