Nesta quarta (26), a delegação do Athletico desembarcou em Guayaquil, no Equador, onde disputará a final da Copa Libertadores contra o Flamengo, no sábado (29), às 17h, cuja partida terá transmissão do Star+. Com o sonho de conquistar a Glória Eterna pela primeira vez em sua história, o Furacão espera um desfecho diferente do que aconteceu em 2005. Com isso em mente, Fernandinho ‘mexeu no passado’ e fez uma promessa à torcida.

Criado e revelado pelas categorias de base rubro-negra, o volante estreou entre os profissionais do Athletico em 2003, sendo vice-campeão brasileiro no ano seguinte e da Libertadores, em 2005. Presente na decisão continental de 17 anos atrás, Fernandinho ‘polemizou’ a perda do título para o São Paulo, pregando um acerto de contas diante do Flamengo: “Fico feliz de fazer história. Aquela vitória que nos foi tirada em 2005, vamos fazer de tudo nesse ano”, disse o veterano ao GE.

Vale lembrar que, em 2005, o Furacão empatou o jogo de ida com os paulistas em 1 a 1, no Beira-Rio, pois a Arena da Baixada não foi aprovada para receber a partida, e perdeu a decisão para o São Paulo por 4 a 0, no Morumbi. Com apenas o título estadual conquistado antes de deixar o Athletico, o volante fez sua carreira na Europa, tendo defendido as cores do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, até 2013, além do Manchester City, da Inglaterra, onde permaneceu até meados deste ano.

Com passagens também pela Seleção Brasileira, inclusive vestindo a Amarelinha nas duas últimas Copas do Mundo, Fernandinho agora espera levantar a taça da Libertadores pelo Athletico, que poderá ser assistida aqui. Desde que voltou a defender as cores rubro-negras, o volante disputou 15 jogos pelo Furacão, com um gol e uma assistência. Aos 37 anos,o veterano tem contrato até 2024, mas ainda não marcou uma data para pendurar as chuteiras.